Buscar no Cruzeiro

Buscar

Varal Estrela lança seu primeiro disco em Sorocaba

16 de Fevereiro de 2020 às 00:01

Varal Estrela lança seu primeiro disco O Varal Estrela é formado por Thaís Rolim (vocal), Rodolfo Braga (guitarra), Lucas Silva (guitarra) e Thalles Macedo (baixo). Crédito da foto: Pri Lopes / Divulgação

A banda Varal Estrela apresenta seu som puramente brasileiro em Sorocaba neste domingo (16), às 18h, no anfiteatro do Sesc Sorocaba. O show de lançamento do seu primeiro disco terá participação especial do uruguaio Don Betto, radicado na cidade. Quem também acompanha o grupo é o baterista e produtor Ítalo Ribeiro Bernardo, também de Sorocaba.

Formado há dois anos por Thaís Rolim (vocal), Rodolfo Braga (guitarra), Lucas Silva (guitarra) e Thalles Macedo (baixo), Varal Estrela comemora a estreia do álbum, homônimo ao nome da banda, cujo lançamento, em dezembro de 2019, ocorreu graças a uma campanha de financiamento coletivo.

De acordo com Thaís, o grupo todo é natural de Itapeva, mas a partir da formação da banda, decidiram mudar para São Paulo, onde acreditam que terão mais oportunidades na área.

Músicas próprias

Com composições próprias, a banda tem um estilo carregado de diversas influências, entre elas o indie rock, e apresenta letras que falam sobre o cotidiano por meio de um filtro interiorano. Esse tom do interior, essa essência, o grupo quis registrar no nome. “Queríamos um nome para a banda que caracterizasse o interior, e nada mais interiorano do que o céu limpo, bem estrelado, parecendo mesmo um varal de estrelas, o que na capital a gente não consegue ver tanto”, explica a cantora.

Antes da banda, Thaís chegou a morar em Curitiba durante oito anos, onde se apresentava com outro grupo. Os outros três integrantes já tocavam juntos. Quando ela voltou a Itapeva, Varal de Estrelas aconteceu. O primeiro single lançado foi “Maria”, resultado de uma letra de Thaís. “Fomos unindo as coisas em comum e misturando as influências. Ainda estamos construindo nossa identidade”, resume.

Convite especial

Cantor, guitarrista, violonista, compositor e arranjador musical, Don Betto é o convidado especial do show de hoje. Ele é considerado precursor da soul music no Brasil e já dividiu o palco com artistas como Ed Motta, Toni Garrido, Luciana Mello e Sandra Sá, além de ter sido guitarrista da banda de Raul Seixas. Pertencente à safra de artistas da MPB lançados no final da década de 1970, como cantor e compositor, gravou na Som Livre cinco temas de novelas para a TV Globo. Em 1979, recebeu a premiação Globo de Ouro, na categoria Melhor Disco do Ano com o LP “Nossa imaginação”.

[irp posts="218064" ]

 

O grupo conseguiu contato com o artista por meio de um amigo em comum, o Bilesky, que é de Itapeva e proprietário de uma reconhecida loja de vinil online. “Bilesky pretende relançar esse premiado disco do Don Betto e teve ideia de fazer essa ponte entre a gente. Tem sido uma experiência maravilhosa para nós”, afirma Thaís.

Don Betto participa da apresentação dividindo o palco com a banda em duas canções, sendo uma sua, “Não quero mais”, do clássico disco “Nossa imaginação”, e uma da banda Varal Estrela, intitulada “Seguir”. O disco ainda traz outros nomes da música sorocabana. O cantor Hugo Rafael dividiu os vocais da música “Guri” em um dueto com Thaís. Já Tiago Giovani é o responsável pelos teclados gravados na música “Seguir”, com Don Betto. (Daniela Jacinto)

Serviço

Os ingressos para o show da banda Varal Estrela são gratuitos e devem ser retirados com uma hora de antecedência no Sesc (rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade).