Cultura

“Uma breve história do Blues” estreia sábado

Amanhã será lançado o vídeo “Uma breve história do Blues”, produzido e conduzido pelo músico sorocabano, Marcos Boi. O vídeo será publicado às 15h no canal do Youtube do músico (www.youtube.com/boiblues ).

A palestra ou melhor, conversa informal sobre a história do blues é dividida em dois vídeos de aproximadamente 35 minutos cada, e procura situar a trajetória desse gênero musical através dos acontecimentos históricos, culturais e sociológicos desde o início do século 19 até meados do século 20, onde então o blues se populariza também fora da comunidade negra que o criou e se espalha pelo mundo.

Escravidão, Guerra da Secessão, segregação e violência racial, movimentos por direitos civis, indústria do disco e outros fatores costuram a narrativa que fermenta o surgimento de uma cultura que nasce no gueto, segregada, mas acaba por influenciar toda a cultura pop do século 20.

Leia mais  Oficinas culturais recebem inscrições

Após o lançamento dos vídeos, Marcos Boi abrirá uma live no canal para responder perguntas e bater papo com o público interessado as 16:30h. Esse projeto foi financiado com recursos da Lei Emergencial 14.017/2020 Lei Aldir Blanc. (Da Redação)

Comentários