Buscar no Cruzeiro

Buscar

Teatro Municipal recebe a peça ‘Em busca do pássaro azul’

10 de Outubro de 2018 às 07:39

Municipal recebe ‘Em busca do pássaro azul’ O espetáculo, para todos os públicos, é uma adaptação do clássico “O pássaro azul”, de Maurice Maeterlinck - Foto: Ricardo Devito/Divulgação

Em comemoração ao Dia das Crianças, celebrado na sexta-feira, dia 12, a Cia. Teatral Mistura de Gente apresenta nesta quarta-feira (10) o espetáculo teatral “Em busca do pássaro azul”, adaptado da obra de Maurice Maeterlinck, no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV). Esta é a primeira vez que a peça, concebida para ser apresentada em um espaço não convencional, o Parque da Biquinha, será encenada em um palco de teatro italiano.

[irp]

 

O espetáculo, para todos os públicos, é uma adaptação do clássico “O pássaro azul”, de Maurice Maeterlinck -- um marco do movimento simbolista -- e conta a história de Mytyl e Tyltyl, dois irmãos que são incentivados pela fada Berylune a partirem em busca de um pássaro de penas azuis que representa a felicidade. Ao lado da gata Tylete e do cachorro Tylô e da personificação de elementos e coisas, as crianças descobrirão uma incrível jornada repleta de perigos e emoções. Na trajetória dos heróis, Mytyl e Tyltyl percorrem lugares inusitados em busca do pássaro azul, como o País da Saudade, no reencontro com os avós mortos; o Jardim das Felicidades Gordas, onde se deparam com os prazeres terrenos e seus excessos; o sombrio e misterioso Palácio da Noite, onde vive a Rainha Noite, guardiã das chaves das portas dos medos, cóleras, guerras e mistérios; o encontro com os elementos vitais que regem a natureza; a passagem pela sombria Floresta dos Carvalhos e a viagem ao País do Futuro, onde o poderoso Tempo, senhor de toda razão, decide a hora de nascer e viver. Ou seria morrer?

Parque

“Em busca do pássaro azul” cumpriu sua primeira temporada de apresentações no Parque da Biquinha em 2017, de modo itinerante, quando o público podia contemplar as paisagens do parque como cenário do espetáculo. Agora, pela primeira vez, a companhia realiza a adaptação do espetáculo para o palco do TMTV, que permite que a dramaturgia possa seja assistida com mais conforto e condições adequadas de acessibilidade do público. Mais do que “cenário vivo”, as nascentes, rochas, trilhas, árvores nativas e plantas exóticas do Parque da Biquinha atuavam como protagonistas da peça, contemplada no edital de 2016 da Lei de Incentivo à Cultura (Linc) em 2016.

De acordo com o diretor e produtor Ricardo Devito, a adaptação da montagem para o palco italiano é um desafio para o elenco e, ao mesmo tempo, uma forma de manter a obra viva no repertório da companhia, que terá condições de circular por teatros de outras cidades do País. “No palco italiano, deixamos a questão do parque como cenário vivo de lado, mas podemos dar mais ênfase para o texto sem as interferências que eventualmente ocorrem nos espaços não convencionais. O parque tinha uma relação sensorial com o meio ambiente, mas agora temos o conforto e a acessibilidade”, diz. Além de manter todas as cenas apresentadas na versão original, a adaptação será valorizada por meio dos recursos cênicos como sonoplastia e iluminação. “Conseguimos manter na íntegra a essência poética da obra e a dramaturgia da proposta inicial está completa”, acrescenta.

[irp]

 

A peça completa a trilogia de espetáculos da Cia. Mistura de Gente, que teve início em 2009, com “Diz a lenda”, e prosseguiu em 2013, com “Pela trilha de Oz”, ambos realizados com o apoio da Linc, cujo objetivo era pesquisar os espaços não convencionais ao teatro em meio ao ambiente das paisagens naturais das trilhas do parque, como elemento determinante do processo de criação e encenação de espetáculos itinerantes. O elenco é composto por Amisadai Elias, Andrea Machado, Andréia Catani, Bruno Leonardo, Bruno Dugois, Dirceu Catani, Heros Fernandes, Isadora Lomardo, Laura Fonseca, Leandro Paiffer, Maria Elisa Pinheiro, Nanaia de Simas, Pedro Machado e Roseli Nikolesk.

Processo colaborativo

Para concepção das cenas, o diretor conta que o grupo passou por um processo de criação colaborativo, que contou com a efetiva proposição do elenco e com o apoio de profissionais de diversas áreas e linguagens, como de voz, música, corpo, dramaturgia e orientação de processo de criação por oito meses. Durante os encontros também foram ministrados workshops, em que o processo foi aberto e compartilhado a participantes interessados que se integraram à composição do elenco do espetáculo.

[irp]

 

Escrita em 1908 pelo dramaturgo belga Maurice Maeterlinck, o “Pássaro azul” é uma das principais peças do Teatro Simbolista do século 19, cujas características estão na subjetividade que transcende o protagonismo do real para conceber ambientes que dão ênfase ao imaginário fantástico. Para isto, o grupo contou com o auxílio da dramaturga Débora Brenga que, a partir das proposições, experimentações e práticas cênicas do elenco, organizou e adaptou as passagens criadas por Maeterlinck a partir do conceito mítico de “Jornada do herói”, desenvolvido pelo antropólogo Joseph Campbell e que determina a evolução de personagens por meio de uma jornada de desafios e aprendizados.

A Cia Teatral Mistura de Gente teve sua formação em 2003, ao final de um curso livre de teatro desenvolvido pela extinta Oficina Cultural Grande Otelo em Sorocaba, quando após a conclusão deste primeiro trabalho, os componentes do grupo decidiram se dedicar à formação de um núcleo de pesquisa e estudo teatral. Após 15 anos de atuação, o grupo segue suas atividades destacando-se com a contemplação no terceiro edital da Linc.

Serviço

“Em busca do pássaro azul”

Quarta-feira (10), às 20h

Teatro Municipal Teotônio Vilela

Ingressos R$ 30 (inteira), serão vendidos na bilheteria do teatro com uma hora de antecedência