Buscar no Cruzeiro

Buscar

Temer anuncia financiamento para reconstruir prédio do Museu Nacional

03 de Setembro de 2018 às 13:31

O Museu Nacional foi destruído pelo incêndio. Crédito da foto: Tania Rego/ Agência Brasil

Após o incêndio que destruiu o Museu Nacional, no Rio, o governo federal vai anunciar a destinação de recursos de empresas privadas e órgãos públicos para determinar a reconstrução do edifício que abrigava a instituição. O presidente Michel Temer (MDB) se reuniu nesta segunda-feira (3) com o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, para discutir formas de financiamento da recuperação do prédio.

Um dos mecanismos em estudo é a captação de dinheiro de grandes empresas via Lei Rouanet -que permite o abatimento de impostos para a aplicação em projetos culturais. Ainda não há estimativa de valores para a reconstrução do edifício. Temer entrou em contato com dirigentes de bancos privados e empresas públicas, que se comprometeram com a proposta. Será anunciada a formação de uma "rede de apoio econômico" que conta com Bradesco, Itaú, Santander, Banco do Brasil, Caixa, Vale e Petrobras. Também devem ser usados recursos do BNDES, que já havia assinado um contrato de R$ 21,7 milhões com o museu em junho.

Desde o incêndio, o governo Temer tem sido criticado pela falta de recursos para a manutenção do Museu Nacional. O presidente decidiu apresentar uma proposta rápida em resposta ao episódio.

Apesar da proposta de reconstrução do edifício, o principal prejuízo é a destruição do acervo do museu, que tinha 200 anos e é irrecuperável. (Bruno boghossian - Folhapress)

 

Galeria

Confira a galeria de fotos