Buscar no Cruzeiro

Buscar

Teatro Municipal recebe quarteto em show de tributo a Elis no sábado

12 de Setembro de 2019 às 21:09

Municipal recebe quarteto em show de tributo a Elis O quarteto é formado por Vanessa Moreno (voz), Tiago Costa (piano), Fi Maróstica (contrabaixo) e Jonatas Sansão (bateria). Crédito da foto: Dani Gurgel Da Pá Virada / Divulgação

Dona de uma das vozes mais emblemáticas da música popular brasileira, Elis Regina será homenageada em um show inédito no sábado (14), às 20h30, no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV), com entrada gratuita. No palco, quatro talentosos músicos da nova geração vão revisitar o repertório de Elis em arranjos jazzísticos, com muita improvisação, leveza e brasilidade.

[irp posts="163002" ]

 

A atração faz parte da 13ª Temporada de Música Instrumental Brasileira de Sorocaba do projeto Metso Cultural, que acontece com apoio da Prefeitura e da Unimed Sorocaba.

O quarteto é composto pela cantora Vanessa Moreno e os instrumentistas Tiago Costa (piano), Fi Maróstica (contrabaixo) e Jonatas Sansão (bateria) e foi formado inicialmente para uma única apresentação, encomendada por uma famosa casa de shows de jazz de São Paulo, realizada em 16 de março, véspera de aniversário de Elis Regina.

Diante do sucesso de crítica e público -- o show teve lotação máxima --, o grupo decidiu prosseguir com o projeto que visa disseminar o legado de Elis pelo Brasil afora.

“Visitar as canções imortalizadas pela voz dessa intérprete ímpar é de uma alegria sem tamanho. Ouvir Elis é sentir a força, o carisma, o suingue, a intensidade, a entrega e tantas outras profundidades e complexidades presentes no seu cantar e no seu viver. Além de tudo isso, sinto na sua forma de fazer música uma ousadia e um frescor que me encantam”, comenta Vanessa .

Fases

No TMTV, o repertório passeará por canções de várias fases da carreira de Elis Regina, desde grandes sucessos como “Romaria”, “Águas de março” e“Aprendendo a jogar”, a canções do lado B, como “Agora tá”, “Bola ou búlica” e “Se eu quiser falar com Deus”.

O setlist destaca ainda músicas da fase em que César Camargo Mariano, então marido de Elis, foi responsável pelos arranjos, considerados divisor de águas na música brasileira, como “Querelas do Brasil” e “É com esse que eu vou”.

Os arranjos do quarteto são assinados pelo contrabaixista, compositor, arranjador e regente Fi Maróstica que, ao lado da esposa Vanessa Moreno, desenvolve um trabalho em duo com dois discos lançados: “Vem ver” (2013) e “Cores vivas - canções de Gilberto Gil” (2016).

Maróstica destaca que além de ser uma das maiores intérpretes de todos os tempos, Elis Regina também se destaca pela generosidade de compartilhar a obra com grandes instrumentistas, como o pianista César Camargo, o guitarrista Hélio Delmiro, o baixista Luizão Maia e o baterista Nenê, estimulando a criação coletiva de arranjos inovadores e ousados para a época.

“Ela tinha essa personalidade de querer inovar e isso foi essencial para que os arranjos pudessem ir para esses lugares que são bem diferentes do que se estava acostumado a ouvir na época. Ela deu abertura para os músicos criarem mais, se colocarem nos arranjos e isso, por outro lado, é uma alavanca para a intérprete. É um impulso para se jogar no novo e buscar diferentes interpretações”, detalha.

A interação musical por caminhos inesperados, aliás, é ingrediente certo nos shows do quarteto, já que Fi Maróstica destaca que arranjos para este projeto reservam espaços para a criação espontânea.

“Cada música tem um ‘esqueleto’ pré-estabelecido, mas é tudo muito aberto para colocarmos as ideias e trocar no palco. É um jeito de deixar o show mais intenso e que faça sentido pra todos que estão ali dividindo este momento”, convida.

A distribuição dos ingressos será feita no dia da apresentação, a partir das 19h, na bilheteria do teatro. O TMTV fica na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, no Alto da Boa Vista. (Felipe Shikama)