Buscar no Cruzeiro

Buscar

Teatro de Bolso homenageia Tatiana Belinky

07 de Dezembro de 2019 às 00:01

Teatro de Bolso homenageia Tatiana Belinky A escritora, que assina o texto de “A onça e o bode”, esteve na inauguração do primeiro espaço, em 1999. Crédito da foto: Divulgação

Para fechar o ano do centenário de nascimento de Tatiana Belinky, uma das mais importantes e respeitadas escritoras da literatura infantojuvenil brasileira, a Cia de Artes Dramáticas (CAD), de Sorocaba, inaugura neste sábado (7), às 19h30, o Teatro de Bolso Tatiana Belinky.

Na ocasião haverá apresentação do espetáculo “A onça e o bode”, com texto de autoria da homenageada. O novo espaço cultural fica na rua Alameda Franca, 864, Vila Nova Sorocaba. O ingresso funcionará no sistema “Pague quanto puder”, mas é necessário fazer reserva antecipada pelo email [email protected] ou pelo whatsapp (11) 94337-2368.

O espetáculo será apresentado logo após a cerimônia de inauguração do teatro, que deverá contar com a presença de familiares de Tatiana Belinky, como a nora Fathia Gouveia, o neto Aryeh Belinky e a bisneta Luciana Belinky. De acordo com o ator e diretor Júlio Carrara, fundador da companhia, trata-se da uma reinauguração do teatro em homenagem à escritora, que funcionou entre 2000 e 2001, em Votorantim. “É uma emoção imensa poder retomar um espaço próprio, e em homenagem à Tatiana que estava presente quando a primeira sede foi inaugurada”, comenta.

Naquele ano, sete espetáculos foram apresentados no local. No entanto, afirma Carrara, o espaço cedido ao grupo teatral foi requisitado pelos proprietários e acabou fechando as portas. Situado no quintal de uma casa da Alameda Franca, rua paralela à avenida Ipanema na altura do aeroporto, na zona norte de Sorocaba, o novo espaço tem capacidade para 20 pessoas e, a partir de janeiro de 2020, receberá regularmente espetáculos teatrais, exibição de filmes de arte, exposições, oficinas, saraus, oficinas e workshops de dramaturgia. Carrara assinala que, além de funcionar como um local de ensaios e de temporadas de longa duração dos espetáculos de seu grupo, a proposta é que o novo teatro de bolso receba apresentações de grupos da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) e da capital.

Montagem

Teatro de Bolso homenageia Tatiana Belinky Crédito da foto: Divulgação

“A onça e o bode” foi o texto escolhido para a reinauguração. A montagem, que celebra o centenário de Tatiana Belinky -- que faleceu em 2013 aos 94 anos -- estreou em julho deste ano.

Além do espetáculo infantojuvenil, o espaço abrigará a partir deste sábado (7) a exposição “Insônia”, da artista plástica Ana Duarte. Os trabalhos poderão ser vistos até dia 15. Já na próxima sexta-feira, dia 13, às 20h30, o local receberá o projeto “Três solos em um”, que reúne os solos “Quinta carta”, de Mika Rodrigs. “O porta-malas”, de Julio Carrara e “Convite para um café”, de Roberto Borenstein. A entrada também funcionará no sistema “Pague quanto quiser”. (Felipe Shikama)

Galeria

Confira a galeria de fotos