Buscar no Cruzeiro

Buscar

Teatro abre evento sobre trabalho infantil

09 de Junho de 2019 às 07:30

Teatro abre evento sobre trabalho infantil Espetáculo é um retrato da vida de muitas Marias que vivem no Brasil e um convite à reflexão, ao lúdico e à brincadeira. Crédito da foto: Lívia Simardi / Divulgação

A Cia. Repara Mundo apresenta na manhã da próxima terça-feira, a partir das 8h30, no Teatro Municipal Teotônio Vilela, o espetáculo “Levanta Maria”, para marcar a abertura do 1º Seminário de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS).

Criado e desenvolvido pelas atrizes Gabi Pascal e Camila Masri, “Levanta Maria” trata de forma lúdica, por meio da mímica, da música e do teatro físico, o tema trabalho infantil com um jeitinho popular e bem brasileiro de ser. “Buscamos acessar e atingir todos os públicos com esse assunto tão delicado e buscar o combate e a erradicação do trabalho infantil, que é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis no mundo”, diz Gabi, que é sorocabana e, além de atriz, é educadora e produtora cultural.

“Levanta Maria” conta a história da pequena Maria, que vive com sua mãe, um galo e uma vaca. Todos os dias ela vai ao poço buscar água e trabalha para a sobrevivência da família. Num dia diferente, ela encontra com um caixeiro viajante, que a convida a mergulhar numa história recheada de descobertas. É um retrato da vida de muitas Marias que vivem no Brasil e um convite à reflexão, ao lúdico e à brincadeira. A direção do espetáculo é de Lívia Simardi.

O Seminário é promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT). A parceria entre a Cia. Repara Mundo e o judiciário já acontece, segundo Gabi Pascal, há três anos, a partir do Comitê de Erradicação do Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem do TRT-15, presidido pelo desembargador João Batista Martins César. O evento é gratuito e para participar é necessário fazer a inscrição com antecedência pelo link https://tinyurl.com/yxhpx9ac. Mais informações pelo telefone (15) 3231-53009. (Da Redação)