Buscar no Cruzeiro

Buscar

Subrinho vence campeonato nacional de DJs profissionais

15 de Dezembro de 2020 às 00:01

Subrinho vence campeonato nacional de DJs profissionais DJ Subrinho afirma que prêmio é a coroação da história do hip hop na chamada “cena 015”. Crédito da foto: Divulgação

O sorocabano Hudson Ferraz Machado, conhecido como DJ Subrinho, venceu o Campeonato Nacional de DJs Profissionais - Hip Hop DJ, considerado o mais importante do gênero na América Latina. Pela primeira vez em 24 anos, o evento foi realizado em formato on-line em função da pandemia do novo coronavírus. O anúncio do resultado ocorreu na noite de domingo (15) em uma live transmitida pelo Facebook, apresentada pelos DJs Erick Jay, Pow e RM que teve milhares de internautas.

O título é resultado de um processo de evolução e resiliência do sorocabano, já que nas duas últimas edições, em 2018 e 2019, ele ficou com o vice-campoenato. “Depois de duas vezes na trave, agora deu gol. A sensação é de dever cumprido e, ao mesmo tempo, a realização de um sonho”, comenta.

Para DJ Subrinho, a vitória não foi apenas uma conquista pessoal, mas a coroação da história do hip hop na chamada “cena 015”, em alusão ao código de DDD (discagem direta a distância) da região de Sorocaba. Vale destacar que Hudson ganhou o apelido de “Subrinho” devido à importância de seu tio Benedito Baptista Machado, conhecido como Bndee, DJ há mais de 30 anos e considerado o pioneiro da discotecagem na cidade.

Recentemente o sorocabano ficou em 4º lugar no DMC Brazil, etapa seletiva para o DMC World DJ Championships, considerado o maior concurso de Djs do mundo voltado ao turntablism, termo criado em 1995 para descrever a diferença entre um DJ que apenas reproduz discos daquele que exerce uma ação artística e performática de criação das músicas usando toca-discos. Subrinho detalha que para buscar do título do Hip Hop DJ procurou aperfeiçoar essa mesma performance por meio de “muita pesquisa e treino sem miséria”.

Por causa da pandemia, neste ano o certame foi inteiramente realizado de maneira virtual, por meio de vídeos previamente postado pelos inscritos no Youtube. As performances foram avaliadas ao vivo por uma comissão de jurados consagrados mundialmente, incluindo Erick Jay, vencedor do DMC World. Como é tradição neste tipo de competição, os concorrentes tiveram quatro minutos para apresentar sua performance que foi avaliada pelos seguintes critérios: screatch, batida, criatividade e tempo.

A carreira

DJ Subrinho começou sua carreira como DJ profissional em 1999 e atualmente atua em casas noturnas e como DJ freelancer de vários grupos de rap. Seu primeiro contato com a cultura hip hip foi em meados dos anos 1990, na casa de sua avó, por influência de seu tio, Bndee. Antes de se profissionalizar na arte dos toca-discos, Subrinho foi Bboy (dançarino de rua), e logo após, foi convidado pelo amigo e repaer Márcio Brown e seu tio DJ Bndee a fazer parte do grupo Fora do Crime como MC, chegando a abrir shows do Racionais MC’s e participar de diversos eventos na cidade com grupos de rap local como X4, X da Questão, entre outros. Subrinho também é organizador do projeto Scratch Kombat, que consiste em encontros mensais de DJs na sede do Clube 28 de Setembro que, em função da pandemia, está suspenso desde o início deste ano. (Felipe Shikama)