Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocabanos são selecionados para Prêmio VIP de Literatura

06 de Abril de 2021 às 00:01

Sorocabanos são selecionados para Prêmio VIP de Literatura Carlos Cavalheiro foi selecionado com a poesia “Povoado”. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (4/2/2019)

Os escritores sorocabanos Carlos Carvalho Cavalheiro e Ademir Barros dos Santos (que utiliza o pseudônimo Ed Mulato) foram selecionados para o Prêmio VIP de Literatura de 2020, cujo resultado foi divulgado no final de março. Realizado desde 2016, o Prêmio VIP de Literatura é realizado pela Editora A. R. Publisher, de Maringá (PR), a partir de seleção em concurso internacional.

A pandemia de Covid-19 implicou em mudanças no concurso do ano passado, que passou a ser pensada como uma espécie de “The Best” das edições anteriores. Para a edição de 2020, todos os selecionados nas quatro edições anteriores (2016, 2017, 2018 e 2019) foram automaticamente inscritos. Como todas essas obras já haviam sido avaliadas, também não houve necessidade de se constituir comissão julgadora, como ocorreu nas outras edições.

“Desde dezembro de 2020, eu e Sérgio Luiz Moreira, presidente das comissões julgadoras de 2017 a 2019, nos dedicamos a ler todas as obras, analisar mapas de notas das edições anteriores, analisar as avaliações escritas, indicações e enfim, considerando tudo o que lemos/vimos nas quatro edições, chegamos a esses 25 nomes na categoria poesia e 25 na de conto”, explica Angela Regina Ramalho Xavier, proprietária da A. R. Publisher.

As 50 melhores obras (25 poesias e 25 contos) serão publicadas em uma antologia especial e cada autor selecionado receberá um exemplar, além de certificado personalizado.

Carlos Carvalho Cavalheiro foi selecionado com a poesia “Povoado”. O poeta é escritor, pesquisador de cultura popular paulista, historiador e documentarista. Autor de mais de duas dezenas de livros, foi premiado com o troféu Barriguda no Festival de Música e Poesia de Paranavaí (Femup) em 2015, agraciado com o Troféu Destaque (2014) da Prefeitura Municipal de Sorocaba e vencedor do Mapa Cultural Paulista (2013/2014) com o videodocumentário “Em Busca do Unhudo”. Em 2019 recebeu o Prêmio Sorocaba de Literatura com o romance “Entre o Sereno e os Teares”. Mestre em Educação pela Ufscar, é professor de história em Porto Feliz.

Sorocabanos são selecionados para Prêmio VIP de Literatura Ademir Barros dos Santos competiu com a poesia “Encantos”. Crédito da foto: Arquivo JCS (2/7/2018)

O contista, poeta e cronista Ademir Barros dos Santos competiu com a poesia “Encantos”, sob o pseudônimo Ed Mulato. Admir é militante negro, membro dos grupos de Estudos de Educação, Territórios Negros e Saúde (ETNS) e de Pesquisa de Teorias e Fundamentos da Educação (GPTeFE), ambos da Universidade Federal de São Carlos -- campus Sorocaba. Coordenador da Câmara de Preservação Cultural do Núcleo de Cultura Afro-brasileira (Nucab) da Universidade de Sorocaba (Uniso), é doutorando e mestre em educação pela UFSCar. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos