Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocabanos podem participar de oficina gratuita de desenhos de observação

26 de Novembro de 2018 às 09:57

Fachada do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana. Crédito da foto: Erick Pinheiro (4/9/2018)

Pessoas com idade a partir de 15 anos podem participar nesta quinta-feira (29), das 10h às 13h, de uma oficina de desenhos de observação e histórias inventadas, com a artista visual Maria Radicce, no Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS). A inscrição é gratuita e deve ser feita aqui. As vagas são limitadas.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), a oficina é uma contrapartida da artista Maria Radicce, que foi uma das vencedoras do Prêmio Prof. Flávio Gagliardi de Artes Visuais em 2017. O objetivo é instigar a ideia de memória real e a memória inventada, compreendendo que memorável é algo “que merece ser conservado na lembrança”, na qual podemos inventar um fato a partir de um objeto que nos é apresentado inusitadamente e detonar um resquício de particularidade pessoal.

Maria Radicce reside em Sorocaba desde 2012 e atua na cena cultural local desde então. Desenvolve trabalhos a partir de diversas linguagens, como desenho, fotografia e pintura. Participou de diversas exposições individuais e coletivas, entre elas o Prêmio Flávio Gagliardi 2017, que permitiu o desenvolvimento da oficina proposta.

A artista apresentará fotografias de diversos objetos do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana e a “origem” de cada um deles descrita em cartas separadas em envelopes. Cada participante escolherá um envelope e encontrará a “história” de um desses objetos. Caberá ao participante desenvolver desenhos do objeto referido e se debruçar sobre as informações fornecidas, criando uma narrativa.

[irp posts="46503" ]

 

Numa outra etapa da oficina, os participantes deverão devem levar objetos particulares e as pessoas serão organizadas em pares para buscar as possíveis relações entre os significados e paralelos de cada objeto, desenvolvendo um trabalho em conjunto. O desfecho da oficina se dará com uma conversa sobre o processo de criação e mostra dos trabalhos desenvolvidos.

De acordo com a Secultur, é solicitado aos participantes que levem prancheta de desenho. Os demais materiais de desenho também podem ser levados, ficando a critério de cada um. Será ofertado papéis, lápis, carvão e canetas.

O MEFS está localizado na rua Álvaro Soares, 533, no Jardim Maylasky, em frente à Estação Ferroviária. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3231.1026. (Secom)

Galeria

Confira a galeria de fotos