Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocabano João Paulo Hergesel vence o Prêmio Barco a Vapor

18 de Julho de 2018 às 09:58

Felipe Shikama - [email protected]

O escritor sorocabano João Paulo Hergesel venceu a 14ª edição do Prêmio Barco a Vapor, promovido pela Fundação SM com o objetivo de revelar novos autores, estimular a criação literária nacional e propiciar aos jovens leitores o acesso a textos inéditos e de qualidade. O anúncio foi divulgado na manhã de terça-feira (17) e a cerimônia de premiação ocorre em outubro.

O escritor de 25 anos desbancou os outros sete finalistas com a história infantojuvenil "Que presepada!", que narra a história de uma vaca de presépio que sonha em ser rena de Papai Noel e luta contra os preconceitos para tentar realizar essa vontade. A obra, ainda inédita, é indicada para crianças de 8 a 10 anos.

Como prêmio, Hergesel vai ganhar R$ 40 mil de adiantamento de direitos autorais e terá seu livro publicado pelas Edições SM. "É o prêmio mais importante da minha carreira. Estou me sentindo como se recebesse uma espécie de "Oscar" da literatura infantojuvenil. Nunca imaginei que um dia chegaria a esse ponto. Os sonhos existiam, é claro; mas realizá-los parecia uma utopia", diz Hergesel ao Mais Cruzeiro.

Ainda incrédulo com a conquista do Barco a Vapor -- considerado um dos mais importantes do segmento infanto-juvenil , e que já premiou figuras consagradas da literatura como Stella Maris Rezende, Caio Riter e Flávio Carneiro --, o escritor sorocabano afirma que a conquista do prêmio eleva sua autoestima como escritor e reafirma a sua vocação de criar narrativas com as palavras, para leitores de todas as idades. "É uma amostra de que meu trabalho como escritor está sendo feito da maneira adequada e vem sendo reconhecido. As dúvidas sempre vêm. Mesmo com livros publicados, mesmo me entregando às narrativas, há momentos de decepção, de desânimo, de que viver disso é uma abstração. E então chega a vontade de desistir. Mas algo dentro de mim se acende e eu consigo driblar esses pensamentos negativos e efetivar, mesmo que aos trancos, alguma participação na literatura", complementa.

"Que presepada!" conta a história da vaca Juno, que trabalha todos os anos como atriz no presépio da fazenda. Sua vida pacata não é das piores, mas ela decide ir atrás de seu sonho: ser rena de Natal. Para chegar ao Polo Norte e realizá-lo, além de voar, Juno precisará de paciência e determinação e da ajuda de alguns amigos: tudo isso sem se deixar desanimar pelas gozações e preconceitos. O livro, segundo o escritor, deverá ser lançado no início de 2019.

Criado na Espanha em 1978, o Prêmio Barco a Vapor de Literatura chegou ao Brasil em 2005 e está em sua 14ª edição. Neste ano, o concurso recebeu 1.098 inscrições e selecionou oito finalistas.

Morador de Alumínio, João Paulo Hergesel faz doutorado em Comunicação na Universidade Anhembi Morumbi (UAM), é mestre em Comunicação e Cultura e licenciado em Letras pela Universidade de Sorocaba (Uniso). Autor de livros infantis e juvenis, João Paulo Hersegel já ganhou outros prêmios literários, entre os quais Desafio dos Escritores (Câmara dos Deputados), Cancioneiro Poético (Instituto Piaget Portugal), Concurso Monteiro Lobato de Contos Infantis (Sesc-DF) e o Prêmio Ganymedes José de Literatura Infantil e Juvenil (União Brasileira dos Escritores).

Hergesel foi finalista do Prêmio Barco a Vapor ao lado de Alexandre Boide ("Capitão Mimo"), Vanessa Vascouto ("A árvore e a Nãna"), Marco Túlio Costa (Marte declara paz"), Gael Rodrigues ("A menina que engoliu um céu estrelado"), Andréa Pelagagi ("Som de azul"), Elias Araújo ("Diário de brother") e Camila Tardelli da Silva ("Mensagens para Moiara").