Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocabana é premiada no ProAc LAB - Expresso 2020

27 de Fevereiro de 2021 às 00:01

Sorocabana é premiada no ProAc LAB - Expresso 2020 Uma das obras da exposição “Reflexões Públicas e Privadas”. Crédito da foto: Divulgação

A artista plástica sorocabana Laura Mello de Mattos foi contemplada com o prêmio Programa de Ação Cultural Expresso Aldir Blanc (ProAc LAB - Expresso 2020), na categoria “Histórico de Realizações em Artes Visuais”, com o projeto de exposição “Reflexões Públicas e Privadas”.

As pinturas sobre objetos ordinários, que reúnem 20 obras da artista, promovem a reflexão acerca da banalização de imagens privativas que se tornam públicas. O trabalho contou com a participação de Marta Silva e Jéssica Alves, como produtoras executivas; Allan Yzumizawa, como curador; e Moreno Motta, como designer das concepções visuais para divulgação.

O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs) também contribuiu, como instituição receptora do projeto. “O Macs, como instituição cultural, formou uma equipe especializada na submissão de projetos em editais. Com a situação atual de crise no País, que também atingiu severamente a cultura, a equipe começou a atuar de forma autônoma, o quê, para um artista do interior, é um grande ativo, além de uma grande oportunidade de participar de editais. E, como instituição, o MACS também chancelou o projeto, ao conceder uma carta de anuência para o edital”, comenta a artista.

O setor cultural representa 3,9% do PIB do Estado de São Paulo e gera cerca de 1,5 milhão de empregos. Porém, mesmo sendo um grande impulsionador da economia, o setor acaba sendo inviabilizado e, durante a pandemia, foi o primeiro a sofrer cortes, o que compromete a carreira de muitos profissionais da área. Diante deste cenário desafiador, a exposição por meio de edital é uma das formas mais importantes de produção artística, que permite a validação da carreira do profissional no mercado nacional de arte.

“A exposição por meio do edital é uma oportunidade única de consolidação da carreira artística, pois abre diversas possibilidades dentro do processo expositivo. Graças a premiações através de editais, existe a possibilidade de o artista ocupar uma pluralidade maior de espaços, que, muitas vezes, não conseguiria adentrar por si só”, explica a artista visual.

A premiação da artista, além de contribuir para o enriquecimento das discussões que integram o cenário brasileiro de produções artísticas, também traz benefícios para cidade de Sorocaba. “O artista sorocabano passa a desmitificar o acesso a programas de relevância como esse e, dessa maneira, apropriar-se desse processo, ao perceber que é possível, além de fomentar a participação de artistas do interior, nos colocar em um mapa de produção profissionalizada”, pontua.

A exposição estará disponível, em breve, no Macs. O Prêmio ProAC LAB-Expresso 51/2020 é uma iniciativa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, amparado pela Lei Aldir Blanc de apoio à cultura, que é regulamentada pelo Governo Federal.

O programa é aberto a todos os artistas do Estado e contribui para atender o segmento cultural após a instalação da pandemia da Covid-19. (Da Redação)