Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba terá Maria Rita e Margareth Menezes na Virada Cultural

21 de Novembro de 2018 às 17:08

Maria Rita cantará domingo (25) em Sorocaba. Crédito da foto: Reprodução / Facebook / Maria Rita

Maria Rita, Margareth Menezes, Clube do Balanço e Boy Killa estão entre as atrações da Virada Cultural Paulista que ocorre em Sorocaba neste fim de semana no Parque das Águas, no Jardim Abaeté. Toda a programação é gratuita e aberta a todos os interessados.

O evento começa sábado (24), às 18h, com a banda sorocabana Salada Samba Rock, formada por Black Bill, Artur Macedo, Edvaldo Rossi e Felipe Gardenal. Às 19h30, a cantora Lys Araújo comanda um tributo a Clara Nunes, revisitando o repertório de grandes sucessos eternizados na voz de uma das principais intérpretes do Brasil, como “O mar serenou” e “Na linha do mar”.

https://www.youtube.com/watch?v=iK9PjggNQic

Às 21h, quem sobe ao palco é o rapper Boy Killa, que tem singles recentemente lançados com participações especiais de Rincon Sapiência e Coruja BC1, Diomedes Chinaski e Rashid. Na sequência, às 22h30, tem apresentação da Velha Guarda Musical da Vila Isabel. Às 23h59, a atração será a cantora Margareth Menezes. Com mais de 30 anos de carreira, a baiana é uma das expoentes do axé, samba-reggae e afrobeat.

Margareth Menezes cantará sábado (24), às 23h59, no Parque das Águas. Crédito da foto: Reprodução / Facebook

No domingo (25) a Virada Cultural continua a partir das 15h30, com Carlos Madia e banda. Com quase 30 anos de carreira, o cantor e compositor sorocabano lançou o videoclipe “É melhor batucar”, com participação da banda carioca Pedro Luís e a Parede. Às 17h30 tem a banda de samba-rock paulistana Clube do Balanço.

Quem fecha a programação, às 18h30, é a cantora Maria Rita, que no último domingo conquistou mais gramofone de ouro na Grammy Latino (o 13º da carreira), desta vez, na categoria melhor álbum de samba, pelo disco “Amor e Música”. Lançado no início deste ano, o 6º disco de estúdio que teve produção da própria cantora em parceria com o compositor Pretinho da Serrinha.

[irp posts="44972" ]

Divulgação tardia

Evento tradicionalmente realizado em maio, neste ano a Virada Cultural Paulista foi transferida para novembro pela Secretaria Estadual de Cultura, para que fossem realizadas reuniões para aperfeiçoar a organização e rever os termos de parceria.

A definição de que Sorocaba estaria entre as 34 cidades participantes da Virada Cultural Paulista foi anunciada no final do mês passado, mas as atrações só foram divulgadas nesta semana nas redes sociais da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), organização social de cultura responsável pela realização da Virada Cultural Paulista. Somente nesta quarta-feira (21) à tarde, após checagem do Mais Cruzeiro, a Secretaria de Estado da Cultura confirmou as atrações de Sorocaba.

De acordo com o governo estadual, a parceria com a Prefeitura de Sorocaba foi firmada em outubro, e prevê que o estado ofereça os artistas principais, palco e som e divulgação. O município, por sua vez, fica responsável pela segurança, artistas locais e ambulâncias.

Além de Sorocaba, a Virada Cultural Paulista contemplara 34 cidades de São Paulo, com programação dividida em seis finais de semana consecutivos, que começou no dia 3 e prossegue até 9 de dezembro. O número de municípios contemplados nesta edição é 54% maior que o da última, realizada em 2017.

Considerado o maior evento cultural do estado de São Paulo, a Virada Cultural foi criada em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo com a proposta de promover um grande festival gratuito e simultâneo em várias cidades do Estado. De acordo com a APAA, até 2017, mais de 11 milhões de espectadores estiveram presentes em mais de 7 mil espetáculos de diferentes linguagens artísticas.

Além de Sorocaba, a Virada ocorrerá neste final de semana em Bauru, Botucatu, Joanópolis, Pedreira, Registro, Santa Bárbara d’Oeste e São Caetano do Sul. Já nos dias 1º e 2 de dezembro, o evento prossegue em Andradina, Dracena, Ibitinga, Iguape, São Sebastião, São Vicente e Sertãozinho. Fechando o calendário, nos dias 8 e 9 de dezembro, a Virada Cultural ocorre em Birigui, Cananéia, Casa Branca, Cerquilho, Garça Guarulhos e Olímpia.

Galeria

Confira a galeria de fotos