Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba terá Escola Pública de Cultura e Artes no Jardim Sandra

05 de Dezembro de 2018 às 16:30

O local foi sede de uma unidade de ensino do Sesi. Crédito da foto: Erick Pinheiro

A Escola Pública de Cultura e Artes Ettore Marangoni será entregue neste sábado (8) à população sorocabana. O novo espaço vai funcionar na antiga instalação de uma unidade educacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), localizada na rua Ana Cândida Corrêa Martins, 35, no Jardim Sandra, transferida ao município. No mesmo dia e local, o prefeito José Crespo (DEM), ao lado do titular da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), Werinton Kermes, também apresentará o Ônibus da Cultura.

Segundo Kermes, com o fechamento da Oficina Cultural Grande Otelo, na praça Frei Baraúna, o objetivo do governo municipal era buscar um espaço que pudesse se adequar às oficinas de formação. A ideia era também "abrigar projetos que já existem, como o Projeto Guri, a Banda Marcial de Sorocaba e a Orquestra de Violas”, explica o secretário.

A unidade será a primeira escola pública de formação artística e cultural de Sorocaba e vai atuar nas linguagens artísticas de maneira integrada, envolvendo a dança, a música, o teatro e as artes visuais. A finalidade principal é assegurar aos alunos a iniciação nas artes por meio de experiências estéticas e processos criativos nas linguagens artísticas.

Além do imóvel que pertencia ao Sesi já ter uma estrutura da escola, outros dois fatores motivaram a escolha do governo municipal: a localização, que fica a apenas cerca de 2 quilômetros da antiga Grande Otelo, e o fato dos moradores do Jardim Sandra terem um grande cuidado com o bairro. “É perceptível o cuidado olhando a praça e seus aparelhos. A partir de agora a nossa Escola de Cultura e Artes também será uma das preocupações dessa comunidade”, declara o titular da pasta.

[irp posts="50719" ]

 

Para receber a Escola Pública de Cultura e Artes, a Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo) está realizando serviços no local. O espaço está recebendo manutenção elétrica, hidráulica, civil, além de serviços no forro, pintura e portas. Também está sendo feita adaptação para banheiro com acessibilidade.

A Escola Pública de Cultura e Artes homenageará Ettore Marangoni. “Ettore foi um artista plástico que adotou a nossa cidade, retratou a nossa história e o nosso folclore e passou a ser uma referência nas artes visuais não só para Sorocaba e região, mas para todo o Brasil”, Kermes. A antiga Usina Cultural levava o nome do artista, mas como o imóvel foi devolvido há alguns anos pelo município, a homenagem deixou de existir.

[irp posts="50436" ]

 

Já o Ônibus da Cultura servirá para fazer o transporte, principalmente dos músicos da Banda Marcial, da Orquestra de Violas e do Projeto Guri. “Essa era uma dificuldade que tínhamos para circular com esses grupos pela cidade e agora vai facilitar o acesso de todos à cultura. Estamos dando um passo de 20 anos na Cultura da nossa cidade”, finaliza Kermes. (Secom)

Galeria

Confira a galeria de fotos