Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba sedia festival de compositoras

15 de Setembro de 2018 às 14:25

Sorocaba sedia festival de compositoras Além de se apresentar, a cantora e compositora sorocabana Ananda Jacques ministrará uma oficina de canto vissungo. Crédito da foto: Divulgação

Criado em 2015 sob a hashtag #mulherescriando, o movimento que convida as mulheres a enviarem vídeos na web com performances de suas próprias composições extrapolou os limites da internet e se transformou em um festival capitalizado em diferentes regiões do Brasil. Em Sorocaba, a 3ª edição do Sonora Festival Internacional de Compositoras ocorre hoje e amanhã no Pupa Eventos Criativos.

Em dois dias de festival haverá doze shows, tanto de bandas autorais formadas só por mulheres quanto de cantoras e compositoras em formato intimista. A programação inclui ainda uma oficina de canto vissungo que será ministrada no domingo pela cantora e compositora sorocabana Ananda Jacques. O evento é coordenado pela Girls Rock Camp Brasil.

Hoje, o evento começará às 17h e terá shows de Menian Miranda, Letty Be, Ananda Jacques, Marina e os Dias, Fernanda Aimê e banda e Paula Cavalciuk. Já amanhã, também a partir das 17h, o festival prossegue com apresentações de Flor Maria, Mini Lamers, da banda Crime Caqui, Luisa Toller e Shee Alienn. Mais cedo, das 15h às 16h30, será ministrada a oficina de canto vissungo. A atividade é voltada apenas a mulheres e as vagas são limitadas. Para participar é necessário se inscrever antecipadamente no local. O Sonora Festival Internacional de Compositoras teve sua estreia em 2016 em Belo Horizonte (MG), a fim de dar visibilidade e legitimar a presença da mulher compositora no cenário musical, estimulando o seu fortalecimento no âmbito individual por meio da coletividade. O projeto é um desdobramento da hashtag #mulherescriando, iniciativa da musicista mineira Deh Mussulini, para romper o imaginário de que existem poucas compositoras, ou seja, mulheres que criam sua arte. Com grande repercussão, algumas compositoras espalhadas pelo Brasil conversaram sobre a ideia de fazer um festival, em diversas cidades brasileiras -- e também no exterior (Irlanda e Portugal) “O mais legal do Sonora é que é um evento organizado por uma rede de mulheres artistas e que acontece internacionalmente. Tem as idealizadoras e seus núcleos locais, mas todas as artistas estão conectadas com o mesmo propósito que é o de fortalecer a música autoral feita pelas mulheres”, comenta a musicista e socióloga Flávia Biggs, fundadora do projeto Girls Rock Camp e uma das organizadoras do Sonora.

Em Sorocaba, a primeira edição ocorreu em 2016 e foi organizada pela cantora e compositora Paula Cavalciuk. Flávia Biggs comenta que todo o lineup foi definido após um chamamento de artistas de todo o Brasil. Além de cantoras da região de Sorocaba e da banda Crime Caqui, que conta com integrantes sorocabanas, o evento contará com participação de artistas de Americana e de São Paulo.

Serviço

3º Sonora Festival Internacional de Compositoras

Hoje a amanhã, 17h

Pupa Eventos Criativos (rua Aparecida, 569)

Ingressos R$ 10