Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba recebe mostra de cinema francês

04 de Junho de 2019 às 20:57

Sorocaba recebe mostra de cinema francês “A Revolução em Paris” retrata parte da história da Tomada da Bastilha, que aconteceu há 230 anos. Crédito da foto: Divulgação

Sorocaba está entre as 78 cidades brasileiras que recebem o Festival Varilux de Cinema Francês 2019, que começa nesta quinta-feira (6) e prossegue até 19 de junho. Consolidado como o maior festival de filmes franceses fora da França, o evento que chega este ano à sua 10ª edição oferece ao público um panorama da produção cinematográfica francesa contemporânea, em uma programação composta por 17 longas-metragens selecionados pelo curador Christian Boudier.

Comédia, animação, drama, ação e filmes históricos são algumas opções dessa edição. O público terá a oportunidade de assistir aos mais novos trabalhos de cineastas, astros e estrelas consagrados e também de premiados jovens talentos, que imprimem diversidade e originalidade ao cinema francês.

É o caso da premiada Juliette Binoche, uma das mais populares atrizes francesas, que está no filme “Quem você pensa que sou”, dirigido por Safy Nebbou. O filme retrata o caso de “catfishing” de uma mulher de 50 anos que, para espionar seu marido, cria um perfil falso nas redes sociais forjando ser muito mais nova do que realmente é.

Conhecido pelo público brasileiro por sua atuação em “Yves Saint Laurent”, o ator Pierre Niney, está em “Através do fogo”, de Fredéric Tellier. A história retrata o drama do bombeiro Frank que, durante um chamado de incêndio, sacrifica-se para salvar seus homens. Ao acordar do coma num centro de tratamento, percebe que seu rosto foi totalmente queimado. Ele terá de reaprender a viver e entender que, dessa vez, ele é quem precisa ser salvo.

Sorocaba recebe mostra de cinema francês O ator Pierre Niney está em “Através do fogo”, de Fredéric Tellier. Crédito da foto: Divulgação

Outro destaque da mostra é o drama “Graças a Deus”, de François Ozon, que retrata a história real do padre acusado de molestar dezenas de meninos entre os anos 1980 e 1990. A produção foi vencedora do Urso de Prata no Festival de Berlim deste ano, prêmio do júri, e tem como base a história real que conduziu à condenação do cardeal francês Philippe Barbarin.

Também vencedor de vários prêmios, “Inocência roubada”, de Andrea Bescond e Eric Metayer, é baseado na história real vivida pela diretora e mostra a dança como um importante meio de superar traumas sofridos a partir de abusos sexuais na infância. O longa integrou a seleção do Festival de Cannes em 2018 e garantiu dois prêmios César em 2019, a principal premiação do cinema francês, nas categorias Melhor Adaptação e Melhor Atriz Coadjuvante (para Karin Viard).

História e família

A história da luta dos franceses por seus direitos também será uma das temáticas apresentadas pelo festival. Em julho deste ano, comemoram-se 230 anos da Tomada da Bastilha e o longa “A Revolução em Paris”, de Pierre Schoeller (“O exercício do poder” e “Versailles”), revisita parte dessa história.

Na ocasião, o povo francês uniu-se contra a monarquia de Luís 16, exigindo uma transformação na sociedade. Sob os ideais de “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”, o movimento derrubou o Antigo Regime. A produção, que foi construída a partir de uma pesquisa de quase seis anos, custou 17 milhões de euros.

Sorocaba recebe mostra de cinema francês “Asterix e o segredo da poção mágica” é opção para toda a família. Crédito da foto: Divulgação

A opção para toda a família é o longa “Asterix e o segredo da poção mágica”, de Louis Clichy e Alexandre Astier. A animação tem roteiro original e a trama conta a aventura da dupla Asterix e Obelix na busca de um novo guardião para a poção mágica da Gália e na tentativa de impedir que a receita caia nas mãos erradas.

Clássico

Além de todas essas novidades, a mostra também resgata o clássico “Cyrano de Bergerac”, de Jean-Paul Rappeneau. Considerado um marco da cinematografia francesa, o longa protagonizado por Gérard Depardieu é inspirado na famosa peça de Edmond Rostand.

Lançado em 1990, “Cyrano de Bergerac” acumulou diversos prêmios pelos festivais onde passou. Ganhou o Oscar de Melhor Figurino, em 1991, e foi indicado à estatueta nas categorias Melhor Ator (Depardieu), Melhor Filme Estrangeiro, Direção de Arte e Maquiagem. Em Cannes, Depardieu levou o troféu de Melhor Ator em 1990. No Globo de Ouro, em 1991, a produção venceu na categoria Melhor Filme Estrangeiro.

O evento é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinador principal a Essilor/Varilux, além do Ministério da Cidadania e secretarias estaduais e municipais de Cultura. O festival também conta com parcerias da Embaixada da França no Brasil, das distribuidoras dos filmes e os exibidores de cinema independente/de arte e das grandes redes de cinema comercial.

Em Sorocaba, as sessões ocorrem na sala 7 Cineplay do Sorocaba Shopping (avenida Dr. Afonso Vergueiro, 1.700) e os ingressos custam R$ 10, de segunda-feira a quinta-feira) e R$ 12 (sexta-feira, sábado, domingo e feriado). Os horários das exibições estão disponíveis no site do Festival Varilux de Cinema Francês 2019. (Felipe Shikama)

Galeria

Confira a galeria de fotos