Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba inicia no próximo sábado 'Viva, Lobato'

22 de Setembro de 2019 às 00:01

‘Viva, Lobato’ estreia no sábado Contação de história terá narrativa de Monisa Maciel entrecortada pela biografia do escritor, contada pelo próprio bisneto, Ricardo Monteiro Lobato. Crédito da foto: Divulgação

Uma das histórias mais atuais da obra de Monteiro Lobato, “A reforma da natureza”, será narrada pela contadora de história Monisa Maciel no próximo sábado (28), às 19h, na Sala Fundec. A narrativa será entrecortada pela biografia do consagrado escritor infantil, que será contada pelo próprio bisneto, Ricardo Monteiro Lobato. O espetáculo marca a estreia do projeto “Viva, Lobato”, idealizado por Ricardo e Monisa, e terá a participação especial da Orquestra Experimental da Fundec, sob a regência do professor Paulo Afonso Estanislau. Os ingressos custam R$ 10 (preço único) e começam a ser vendidos amanhã.

“A reforma da natureza”, história infantil publicada pela primeira vez em 1941 e que propõe uma mensagem de reflexão sobre a preservação da natureza, foi a escolhida pela dupla para marcar a estreia do projeto “Viva, Lobato”, que tem como principal objetivo manter viva a memória deste célebre autor, considerado o pai da literatura infantil com sua consagrada obra “Sítio do Pica Pau Amarelo”. Além do espetáculo infantil, o projeto, que pretende circular em todo o País, terá outra frente, voltada para educadores, com curso realizado por Monisa Maciel e Ricardo Monteiro Lobato.

As duas ações, tanto a voltada para crianças como para os educadores, contarão com doação de livros e a exposição de um mini acervo com objetos que pertenceram ao escritor Monteiro Lobato, como máquina de escrever e quadros pintados por ele.

Monisa afirma que a parceria com Ricardo se consolidou depois que o neto do escritor esteve em Sorocaba, em abril deste ano, para participar como convidado do espetáculo “O nascimento da boneca Emília”, também apresentado na Sala Fundec. A dupla havia se conhecido alguns meses antes, em um evento literário em uma faculdade da região. “Ele fez uma fala breve. Agora, falará sobre a vida do José Bento Renato Monteiro Lobato”. O relato biográfico, no entanto, fugirá do viés mítico comumente atribuído ao artista. “Ele também foi uma criança e contar as travessuras que fez, por exemplo, faz com que toda criança se identifique e se aproxime do autor”, afirma Monisa.

No espetáculo, que também poderá itinerar com canções no formato de voz e violão, a Orquestra Experimental fará o fundo musical da história, com músicas como “Sítio do pica-pau-amarelo” de Gilberto Gil, “Mourão” de Guerra Peixe e “Primavera”, de Vivaldi, entre outras.

Serviço

“Viva, Lobato!” com Monisa Maciel, Ricardo Monteiro Lobato e a Orquestra Experimental da Fundec. Os ingressos custam R$ 10 e serão vendidos a partir de hoje, das 8h30 às 18h, na Fundec (rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro). (Felipe Shikama)