Buscar no Cruzeiro

Buscar

Solidariedade marca a festa junina do Colégio Politécnico

15 de Junho de 2019 às 15:28

Festa contou com apresentações de alunos do maternal ao terceiro ano do Ensino Médio. Crédito da foto: Fábio Rogério

Evento tradicionalmente realizado pelas escolas nesta época do ano para proporcionar momentos de lazer e interação entre professores, alunos e familiares, a festa junina do Colégio Politécnico, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), realizada neste sábado (15), no salão de festas do Lar Escola Monteiro Lobato, teve um componente ainda mais especial: a solidariedade.

Realizado pela primeira vez, o evento atraiu, ao longo do dia, cerca de 400 famílias que foram prestigiar apresentações de quadrilha envolvendo alunos do maternal ao terceiro ano do Ensino Médio. As apresentações foram precedidas de intervenções animadas por “Nho Joer” -- e seu “Galinho Garnizé” --, interpretado pelo professor de Informática Joelmir Mora.

O ponto alto da festa, no entanto, foi o caráter filantrópico, já que toda a renda das barracas de alimentação e de brinquedos será inteiramente revertida para o Projeto Renovar, do Lar Escola Monteiro Lobato, e para a Associação dos Fissurados Lábios Palatais de Sorocaba e Região (Afissore).

[irp posts="110599" ]

 

A diretora do Colégio Politécnico, Sidnei Silva, afirma que, por ser mantida por uma fundação que tem entre os seus pilares a benemerência, a escola tem a missão de levar essa filosofia também aos seus alunos em atividades dentro e fora da sala de aula. “O diferencial da festa é essa filosofia da solidariedade que queremos passar aos alunos, de que é possível se divertir sem perder de vista o olhar e ajudar o próximo”, afirma.

Pais da pequena Rafaela, de 6 anos, aluna do 1º ano, Paulo Ricardo de Oliveira e Joelma Meire de Oliveira aprovaram o evento que, segundo eles, ajuda a reforçar os valores de altruísmo nas crianças. “Acho muito importante ter esse cunho de ajudar uma instituição. Com certeza isso é assimilado por elas”, disse Joelma, acrescentando que a apresentação da filha atraiu mais de 10 pessoas da família, vindas inclusive de outras cidades.

Presidente do Lar Escola Monteiro Lobato, José Murilo Marinho Mauad, destacou que a entidade, ao ceder o salão de eventos para o colégio e, em contrapartida, explorar as barracas de bebida, ganha uma forma diferente de incrementar os recursos financeiros para o prosseguimento das atividades do Projeto Renovar, que funciona dentro do próprio Monteiro Lobato, e atende 150 crianças, entre 6 e 12 anos, oferecendo serviço de convivência e fortalecimento de vínculo no contraturno escolar. “A arrecadação deste evento será exclusivamente para as crianças”, destacou, citando que a festa mobilizou 30 pessoas, entre funcionários e voluntários da entidade.

[irp posts="78365" ]

 

Coordenador técnico da Affissore, outra entidade parceira da festa, o empresário Alessandro Scapol assinalou que eventos beneficentes como a 1ª Festa Junina do Colégio Politécnico representam a segunda maior fonte de receitas da entidade, ao lado de doações, e atrás apenas da subvenção mensal garantida por contrato com a administração municipal.

A entidade presta cerca de 400 atendimentos por mês, de assistência médica, por meio de otorrinolaringologista, pediatra, psiquiatra e nutricionista e serviços psicológicos e odontológicos ficou responsável pelas barracas de comida e de brincadeiras e contou com uma equipe de 60 voluntários, divididos em dois turnos. “Todos os alimentos que estamos servindo foram preparados por nós ,na nossa entidade”, concluiu. (Felipe Shikama)