Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sob encomenda para os leitores jovens

16 de Abril de 2021 às 00:01

Sob encomenda para os leitores jovens O Literautas TV já conta com 15 vídeos prontos; outros 15 serão disponibilizados no dia 20. Crédito da foto: Reprodução

Desde o dia 1º de abril está no ar, na plataforma YouTube, o canal Literautas TV, criado pelos jovens escritores sorocabanos Caio Henrique Solla e J. L. Silva com o objetivo de analisar e comentar grandes obras da literatura brasileira.

O projeto tem como objetivo auxiliar estudantes e “concurseiros”, bem como leitores e amantes da literatura de forma geral, a melhor compreenderem os mecanismos que regem a teoria da literatura e a análise literária. Para isso, os vídeos abordam os conceitos de enredo, narrador, linguagem, tempo, espaço, contexto histórico, relevância da obra e importância do autor.

O canal já conta com uma série de vídeos que analisa 15 obras clássicas nacionais, casos de “Grande Sertão: Veredas”, de João Guimarães Rosa; “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector; “Dom Casmurro” e “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis; “Capitães de Areia”, de Jorge Amado; “O Cortiço”, de Aluísio Azevedo; “Claro Enigma”, de Carlos Drummond de Andrade; “Estrela da Vida Inteira”, de Manuel Bandeira; “Bagagem”, de Adélia Prado; “As Meninas”, de Lygia Fagundes Teles; “O Vampiro de Curitiba”, de Dalton Trevisan; “Toda Poesia”, de Paulo Leminski; “Noite na Taverna”, de Álvares de Azevedo; e “Romanceiro da Inconfidência”, de Cecília Meireles; e “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto.

O canal também possui uma playlist com conteúdos relacionados a outras áreas artísticas, como, por exemplo, vídeos sobre cinema, games, RPG e assuntos correlacionados ao segmento de cultura e entretenimento.

Videoaulas

Sob encomenda para os leitores jovens O projeto, com recursos da Lei Aldir Blanc, é dos escritores Caio Henrique Solla e J. L. Silva. Crédito da foto: Reprodução

Já no dia 20 de abril mais 15 análises de grandes clássicos da literatura nacional serão disponibilizadas. No do dia 28 os escritores deverão inaugurar uma série de videoaulas sobre interpretação de texto, redação e as escolas literárias brasileiras e, dois dias depois, sobre gêneros textuais. Outra proposta futura do projeto é fazer resenhas sobre livros de autores sorocabanos e, até mesmo, entrevistas com escritores locais -- mas isso, após o fim da pandemia.

Formado em letras (português e inglês) pela Uniso, Caio Henrique Solla é natural de Sorocaba e autor dos livros “Bandarilhas” (2013), “Salinger” (2015) e “Pensa Que Tive Dedos Ágeis” (2016). Participou de dezenas de concursos literários e foi premiado em diversos deles.

J. L. Silva é natural de São Paulo, mas reside em Sorocaba. Também estudou letras (português e inglês) na Uniso e atualmente cursa pedagogia na Univesp. É autor dos livros “Velhos Suicidas” (2016), “A Bruxa de Itaquera” (2016), “Lira dos Vinte e Poucos Anos” (2017), “Idiotas Felizes” (2018) e “Versos-Estrelas” (2019).

O projeto do canal Literautas TV é realizado com recursos da ação emergencial Lei Nº 14.017/2020 Lei Aldir Blanc do município de Sorocaba. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos