Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sinfônica se apresenta com Geremias Tiófilo ao saxofone

20 de Março de 2019 às 05:01

Sinfônica se apresenta com Geremias Tiófilo ao saxofone Geremias Tiófilo apresentará a primeira audição de uma peça encomendada especialmente para a ocasião. Crédito da foto: Divulgação

A beleza e a versatilidade do saxofone poderão ser apreciadas pelo público no concerto inédito que a Orquestra Sinfônica de Sorocaba (OSS) realiza nesta quinta-feira (21), às 20h, na Sala Fundec, tendo como solista convidado o saxofonista Geremias Tiófilo. Sob a regência do maestro Eduardo Ostergreen, a Sinfônica receberá o músico para um programa abrangente, que tem como destaque a primeira audição de uma peça encomendada especialmente para a ocasião.

O repertório inclui ainda releituras de música popular e jazz e termina com a famosa “Suite Arlesiana no. 2”, de Georges Bizet (1838-1875). O concerto será reapresentado no domingo (24).

Tiófilo comenta que o principal objetivo da apresentação é inserir o saxofone no repertório sinfônico, já que o instrumento de sopro da família do metais é relativamente moderno, criado meados do século 19, e não faz parte da formação tradicional das orquestra. Intitulado “Concerto Brasileiro” a peça foi escrita pelo compositor Felipe Martim Coelho após encomenda de Geremias Tiófilo, que desenvolve sua pesquisa de doutorado com o tema: “As implicações performativas do saxofonista multi-instrumentista brasileiro junto à orquestra sinfônica”.

O músico detalha que além de integrar a sua pesquisa acadêmica, a composição passa a incrementar o escasso repertório brasileiro de música escrita para saxofone e orquestra. “Durante um longo período que eu estudei música erudita praticamente não tinha peças tendo o saxofone como solista”, comenta, citando que uma das raras exceções encontradas eram as peças do maestro gaúcho Radamés Gnattali.

Tiófilo conta que a encomenda, feita em outubro do ano passado, enumerou uma série de fatores estéticos, como a presença de ritmos brasileiros -- como o samba e o maracatu -- e de melodias escritas para saxofones (alto, tenor, barítono e soprano) e de instrumentos da família da madeira (flauta, flautim e clarinete), que Tiófilo também domina. A composição de Coelho está estruturada em três movimentos, o primeiro para clarinete, o segundo para flautim e o terceiro para saxofone.

Concertos

Sinfônica se apresenta com Geremias Tiófilo ao saxofone Os músicos da Orquestra Sinfônica e Geremias Tiófilo interpretarão, juntos, “Suite Arlesiana no. 2”, de Bizet. Crédito da foto: Teófilo Negrão / Divulgação

“Concerto Brasileiro” é uma das seis peças encomendadas na pesquisa acadêmica do músico que serão apresentadas ao longo deste ano, em outras orquestras sinfônicas paulistas. Além da OSS, a temporada terá concertos com a Sinfônica de Americana e a Orquestra da Unicamp.

Além do concerto para sax e orquestra que terá a primeira audição mundial amanhã, o programa reserva uma parte dedicada às possibilidades expressivas do saxofone. Acompanhado apenas do guitarrista Aquiles Faneco, com quem Tiófilo mantém o projeto Jazz Café, o saxofonista vai interpretar um repertório de músicas populares, como “A Rita”, de Chico Buarque e “Tico-tico no Fubá”, de Zequinha de Abreu, e temas de jazz como “Summertime”, de George Gershwin. “É uma parte com mais ênfase na improvisação”, ressalta.

No encerramento, os músicos da Sinfônica retornam ao palco para, juntos, interpretarem “Suite Arlesiana no. 2”, de Bizet. Segundo Tiófilo, apesar de ser considerada uma das obras mais famosas escritas para essa formação, ao lado de “Bolero”, de Maurice Ravel (1875-1937), a peça que exige alto nível técnico do solista raramente é interpretada em orquestras brasileiras. “Será a primeira vez que vou tocar”, revela.

No intervalo entre as peças, o solista convidado e o maestro Ostergreen farão breves comentários sobre os instrumentos e as composições. “Vai ser um bate-papo informal, de caráter didático, com intuito de aproximar o público com a música sinfônica”, complementa. (Felipe Shikama)

Serviço

Orquestra Sinfônica de Sorocaba e Geremias Tiófilo

Quinta-feira (21), às 20h; domingo (24), às 19h

Sala Fundec (rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro)

Ingressos R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)

Para o concerto de quinta (21) os ingressos serão vendidos nesta quarta (20) e quinta (21), das 8h30 às 18h. Para o concerto de domingo (24), serão vendidos na sexta-feira (22), das 8h30 às 18h ou no próprio domingo (24), com uma hora de antecedência.

Galeria

Confira a galeria de fotos