Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sete escolas abrem os desfiles em SP

21 de Fevereiro de 2020 às 00:01

Sete escolas abrem os desfiles em SP A estimativa da Prefeitura de São Paulo é que, no total, compareçam ao Sambódromo cerca de 154,3 mil espectadores. Crédito da foto: Divulgação / Liga SP

O Sambódromo do Anhembi, na capital paulista, recebe hoje o primeiro dia dos desfiles das escolas de samba de São Paulo, com parte das agremiações que compõem o Grupo Especial. Desfilam a Barroca Zona Sul (23h15), Tom Maior (0h20), Dragões da Real (1h25), Mancha Verde (2h30), Acadêmicos do Tatuapé (3h35), Império de Casa Verde (4h40) e X-9 Paulistana (5h45). Já amanhã será a vez dos desfiles de Pérola Negra (22h30), Colorado do Brás (23h35), Gaviões da Fiel (0h40), Mocidade Alegre (1h45), Águia de Ouro (2h50), Unidos de Vila Maria (3h55) e Rosas de Ouro (5h).

No domingo (23) e na segunda-feira (24) será a vez dos desfiles do Grupo de Acesso. A estimativa da Prefeitura de São Paulo é que, no total, compareçam ao Sambódromo cerca de 154,3 mil espectadores durante os desfiles, divididos da seguinte maneira: 119,3 mil pessoas durante os dois dias de desfile do Grupo Especial e no Desfile das Campeãs (29 de fevereiro, sábado) -- média de 39,7 mil pessoas por dia nas arquibancadas, camarotes, mesas e cadeiras de pista. Também estão previstas 35 mil pessoas nos dois dias de apresentações do Grupo de Acesso (domingo e segunda-feira) -- expectativa de 23 mil pessoas no domingo e 12 mil na segunda-feira.

Enredos

A Barroca Zona Sul abre hoje o desfile pelo Grupo Especial contando a história de Tereza de Benguela. A luta da líder quilombola, que se tornou símbolo de resistência contra a escravidão no século XVIII, é a inspiração da escola, com o enredo “Benguela... A Barroca clama a ti, Tereza!”. Já a Tom Maior, com o enredo “É coisa de preto”, vai exaltar a contribuição negra para a história do Brasil e enaltecer personagens negros que marcaram gerações.

O poder do riso e da alegria diante das situações cotidianas é o tema do desfile da Dragões da Real, vice-campeã do Carnaval de 2019, que será a terceira a entrar hoje na avenida. O enredo foi batizado de “A revolução do riso: a arte de subverter o mundo pelo divino poder da alegria”.

Sete escolas abrem os desfiles em SP Além do desfile de hoje, outras sete escolas se apresentam amanhã, segundo dia de desfiles, a partir das 22h30. Crédito da foto: Divulgação / Liga SP

A atual campeã do Carnaval, Mancha Verde, chega com “Pai! Perdoai, eles não sabem o que fazem”, com uma reflexão sobre os problemas da sociedade moderna e sobre a importância dos valores humanos. Já a Acadêmicos do Tatuapé apresentará a cultura e o charme da cidade de Atibaia, interior de São Paulo. O enredo é “O ponteio da viola encanta, sou fruto da terra, raiz desse chão,canto Atibaia do meu coração”.

A Império de Casa Verde promete um passeio pela cultura e pela história do Líbano. A agremiação é a sexta escola a desfilar hoje, com o enredo “Marhaba Lubnãn”. Fechando a noite, a X-9 Paulistana propõe uma viagem pela batucada brasileira, desde a ancestralidade na África até o samba, paixão nacional, com o enredo “Batuques para o rei coroado”.

Libras

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), realiza neste ano a 5ª edição do projeto “Samba com as mãos”, que disponibiliza vídeos com a tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras) dos 14 sambas-enredos das agremiações que pertencem ao Grupo Especial de São Paulo.

Os vídeos foram feitos em parceria com a TV Câmara. Os links já estão disponíveis nos sites das Escolas e no site e no Canal da Secretaria no YouTube. Nos dias de Carnaval, durante os desfiles os vídeos são disponibilizados em telões no Espaço da Cidade, no Anhembi.

Os cegos contam com audiodescrição dos desfiles, direto do sambódromo, pelas redes sociais da SMPED. O objetivo é incluir pessoas com deficiência auditiva e visual na maior festa cultural do país.

A Prefeitura investiu R$ 42 milhões em apoio institucional ao Carnaval de São Paulo 2020. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos