Sesc terá bonecões, música e matinês no Carnaval
As matinês, realizadas no ginásio do Sesc, reúnem um grande público em todos os dias de folia. Crédito da foto: Divulgação
A partir desta sexta-feira (1º) até quinta-feira, dia 5, o Sesc Sorocaba oferece programação especial de Carnaval direcionada a crianças, jovens e famílias. O bloco Krucatá faz uma intervenção nesta sexta, às 19h30, na área de convivência da unidade. O grupo sorocabano mistura ritmos, estilos e épocas da música brasileira.
O repertório passa por Daniela Mercury, Tim Maia, Caetano Veloso, Dona Onete, entre outros, evidenciando a riqueza de ritmos brasileiros para animar a festa.
Sábado (2) e domingo (3), das 14h às 18h, o público poderá brincar e interagir com os bonecões confeccionados pelo artista plástico, ator e arte-educador Paulo Farah.
Domingo (3), das 11h30 às 12h30, a Cia. Viagens Musicais, São Carlos, apresenta o “Bloco Filhote: O carnaval dos bichos”. No espetáculo, a plateia participa ativamente em brincadeiras e jogos musicais que passeiam pelo cancioneiro popular de domínio público e trazem citações de clássicos da MPB, além de canções autorais. Também amanhã, às 14h, o bloco “Plumas, Paetês e Capivaras” sairá do Parque Kasato Maru e seguirá até o Sesc. O bloco é resultado daoficina oficina “Bloco na rua”, realizada em fevereiro com o intuito de formar um bloco e reviver os saudosos carnavais de rua.
Matinês
Domingo, (3), a partir das 16h, o ginásio da unidade recebe apresentação da Bandinha do Saci, criada com intenção de levar a alegria do bloco de rua para os salões e bailes de Carnaval. A banda é por um septeto composto por vozes, percussão, baixo, guitarra e trombone, e em seus arranjos buscam valorizar a sonoridade dos antigos carnavais com marchinhas embalando os salões.
Na segunda-feira, dia 4, às 16h, o ginásio receberá o bloco Sacis e Iaras, com Tempo de Brincar. Para brincar o carnaval apreciando a riqueza da cultura popular o bloco apresenta de maneira lúdica e original a variedade de ritmos brasileiros, como frevo, ciranda, caboclinho e marchinhas, além de composições próprias executadas com viola caipira, violão, flauta, pífanos e percussão, acompanhados por bonecões de Saci, Boitatá e Iara.
Já na terça, dia 5, às 16h, será a vez os grupos Encantoria e Manuí apresentarem o espetáculo “Encantoria na folia”, com folias e brincadeiras carnavalescas que contemplam a interação entre crianças e adultos, como marchinhas, o frevo, a ciranda, o samba, o maracatu, o coco de roda, o ijexá, além de canções de Jorge Ben, Gilberto Gil e Jackson do Pandeiro, entre outros. As três matinês no ginásio têm entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos na Central de Atendimento com duas horas de antecedência. O Sesc fica na rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade.
Carnaval tem inclusão no Pq. dos Espanhóis
O Carnaval da Inclusão ocorre nesta sexta-feira (1º), das 14h às 17h, no salão social do Parque dos Espanhóis. O evento deve reunir 340 pessoas, entre moradores de Residências Terapêuticas, além de frequentadores do serviço de Saúde Mental e profissionais das instituições de Sorocaba, Votorantim e Capela do Alto.
Promovido em parceria pelas Prefeituras de Sorocaba e Votorantim e organização da Associação Cultura Votorantim (ACV), o evento tem como intuito proporcionar aos moradores de Residências Terapêuticas, além de frequentadores do serviço de Saúde Mental, um momento de lazer, distração e diversão. Pela primeira vez em Sorocaba, a festa ocorre em Votorantim há mais de dez anos e reúne centenas de pessoas que não possuem oportunidade de diversão durante o ano. A participação no Carnaval da Inclusão é gratuita. (Felipe Shikama)