Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sesc realiza o projeto 'Música instrumental sem segredos'

06 de Julho de 2018 às 16:00

Daniela Jacinto - [email protected]

O grupo Trio a Vácuo se apresenta nesta sexta-feira (6), às 20h, na área de convivência do Sesc dentro da programação especial "Música instrumental sem segredos". A atividade, conduzida pelo jornalista, músico e pesquisador Felipe Shikama, conta com shows, permeados por bate-papo. A entrada é gratuita. O projeto ainda terá Rafael Abdalla Quinteto, no dia 20, e Paulo Almeida Quinteto no dia 27.

De acordo com Shikama, além das apresentações, será realizada a oficina "Como ouvir (e gostar) de música instrumental", com quatro encontros, que ocorrerão entre os dias 7 e 28 (sempre aos sábados, das 15h às 17h).

Nos dias de show, Shikama fará breves intervenções para explicar um pouco do processo criativo das composições e falar de improvisação. "A ideia de fazer isso é para que a experiência da escuta da música instrumental seja mais rica, completa", afirma.

Já durante a oficina, entre os assuntos que serão abordados estão composições, improvisação, música brasileira, jazz, samba jazz e música instrumental contemporânea. "Tudo muito ilustrado, com música e vídeo", explica.

Felipe Shikama ministra oficina  - FÁBIO ROG�RIO

Felipe Shikama ministra oficina - FÁBIO ROGÉRIO

Shikama afirma que não tem a pretensão de ensinar, mas sim passar algumas ferramentas para uma compreensão maior da música instrumental. "Tem um pouco de contextualização histórica, mas o principal é estar aberto a ouvir junto e compartilhar sensações", diz.

O projeto é voltado a todos os interessados, especialmente àquela pessoa que gosta de música, mas que em algum momento tentou apreciar instrumental e encontrou alguma dificuldade. "Com a oficina, a gente quer mostrar que é pra todo mundo, não apenas para músico. É preciso tirar esse estereótipo de que esse gênero musical é elitizado."

A oficina é gratuita e as vagas para as atividades são limitadas. Os interessados devem se inscrever na central de atendimento ou pelo portal sescsp.org.br/sorocaba.

Trio a Vácuo

Formado em 2008 por Evandro Marcolino (guitarra, violão e bandolim), Rodrigo Ferreira (baixo, violão de 7) e Elvis Toledo (bateria), o Trio a Vácuo tem como característica fazer música instrumental com fortes influências da música brasileira, jazz e world music. Atualmente o trio está divulgando o CD "Saci", gravado no ano passado.