Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sesc Jazz: um panorama da produção contemporânea

24 de Julho de 2018 às 11:50

Cultivado em diversos cantos do mundo, o jazz possui linguagem universal e seus diferentes sotaques poderão ser apreciados entre os dias 29 de agosto a 1º de setembro no teatro do Sesc Sorocaba. A cidade é uma das oito unidades paulistas da instituição que recebem o festival Sesc Jazz, que traz um panorama da produção contemporânea do gênero de origem norte-americana, caracterizado pela total liberdade e criatividade, que se espalhou pelo mundo a partir de meados do século 20. Os ingressos para os shows de Sorocaba começam a ser vendidos nesta quinta-feira (26), pelo site www.sescsp.org.br, e na sexta (27), na central de atendimento da unidade (rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade).

O festival será aberto no dia 29 de agosto (quarta) com o saxofonista norte-americano Archie Shepp & Ritual Trio, com participação especial do percussionista Kahil El Zabar. Um dos ícones do post-pop, Shepp se reunirá com o percussionista para um tributo a John Coltrane. Um de seus mais talentosos discípulos, Shepp tocou com Coltrane em seus últimos anos de vida.

Os guitarristas Mike Moreno (norte-americano) e Guilherme Monteiro (brasileiro) se apresentam em Sorocaba no dia 30 (quinta). O duo se conheceu em Nova York, onde Moreno acompanhou Joshua Redman e Wynton Marsalis, enquanto Monteiro tocou com Madeleine Peyroux, Luciana Souza e Ron Carter, e em projetos autorais, como o grupo Forró in the Dark. No Sesc Jazz eles mostram um repertório de composições próprias.

No dia 31 (sexta), o Sesc Jazz recebe concerto duplo, com o pianista paraibano Salomão Soares e big band mineira Iconili. Soares começou a tocar sob influência de Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Sivuca e Hermeto Pascoal. Em 2017, ganhou o Prêmio Mimo Instrumental e ficou entre os dez finalistas da competição de piano solo do Festival de Montreux. Além de seu trabalho de piano solo, Salomão tem um disco com o acordeonista Toninho Ferragutti. A big band Iconili, com três discos lançados, tem um repertório diversificado, com elementos de afrobeat, funk, jazz etíope e pitadas de tradição afro-brasileira.

No dia 1º de setembro (sábado), o Sesc Jazz recebe os shows de Lourenço Rebetez e Melissa Aldana & Crash Trio. Nome em ascensão por misturar o jazz contemporâneo às tradições afro-brasileiras, criado sob influências que vão de Gil Evans a Moacir Santos, o guitarrista, arranjador e compositor paulistano Lourenço Rebetez vai mostrar músicas do recém-lançado álbum de estreia intitulado "O corpo de dentro". Fechando a programação, a saxofonista chilena Melissa Aldana se apresentará acompanhada do Crash Trio. Melissa se tornou a "grande esperança" do sax tenor, ao ser a primeira mulher, e primeiro artista sul-americano, a ganhar a Thelonious Monk International Jazz Saxophone Competition, em 2013. Radicada nos Estados Unidos desde 2007, Melissa já tocou com Greg Osby e George Coleman e lançou quatro álbuns.

Antes do show, no dia 29, às 14h, Melissa Aldana ministrará um workshop de saxofone. Na ocasião, a instrumentista coordenará uma aula voltada a interessados com ou sem experiência na área, na qual fala sobre métodos de transcrição musical e escuta de gravações, dando dicas sobre como estruturar uma rotina de prática diária e ressaltando a diferença entre praticar para o desempenho no palco e praticar composição. A atividade é ministrada em língua inglesa, com tradução consecutiva para o português. São disponilizadas 30 vagas para pessoas com ou sem experiência em música e as inscrições podem ser feitas a partir do dia 7 de agosto, na central de atendimento do Sesc.

Além de Sorocaba, o Sesc Jazz ocorrerá, a partir de 14 de agosto, nas unidades do Sesc Pompeia, na capital, e nas cidades de Araraquara, Birigui, Campinas, Jundiaí, Piracicaba e Ribeirão Preto. A programação completa do Sesc Jazz está disponível no site www.sescsp.org.br.