Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sesc inicia série de encontros com curadores na ‘Entre Frestas’

16 de Outubro de 2018 às 08:03

Encontros com curadores Yara Tamayo convida Cinara Barbosa no dia 31 - Foto: Divulgação

Começa nesta quarta-feira (17), no Sesc Sorocaba, a atividade “Encontro com curadores os desafios na curadoria de arte contemporânea: alinhavos entre contextos locais e globais”, como parte do projeto “Entre Frestas”. Durante três semanas, curadores de vários Estados do País conversam com o público sobre o tema, usando os cenários dos interiores brasileiros como mote para possíveis discussões.

Na quarta, às 19h, Diane Lima, na Bahia, e Hélio Menezes, de São Paulo, abrem a programação com “Curadoria em perspectiva”, com abordagem sobre a construção de discursos curatoriais. Como base da discussão, os profissionais lançam a pergunta: se a curadoria pode ser entendida como uma prática que abre mão de diversas narrativas sensíveis para montar uma totalidade de discurso, o que pode nos abrir para a possibilidade de discussão sobre o exercício curatorial na perspectiva dos corpos não-hegemônicos, invisibilizados e subalternizados? A partir disso, os curadores irão explanar sobre quais são os desafios que podemos encontrar ao tentar incluir esses discursos nas estruturas institucionais.

[irp]

 

No segundo encontro, que acontece no dia 24, às 19h, a partir de sua experiência como curadora no “Lastro -- intercâmbios livres em arte”, Bia Lemos, do Rio de Janeiro,convida a também carioca Catarina Duncan para uma conversa sobre processos anticoloniais na arte contemporânea produzida em contexto latino-americano e como a curadoria se articula enquanto pensamento em rede. Para fechar a programação, dia 31, também às 19h, o bate-papo será com as curadoras Yana Tamayo e Cinara Barbosa, ambas do Distrito Federal. Neste dia, elas falarão sobre práticas artísticas, curatoriais e educativas. Dentro dessa proposta, a conversa acontecerá provocada por um questionamento: as práticas curatoriais são híbridas ou faces distintas de campos próximos? A partir desta pergunta, pretende-se abordar as formas múltiplas de se pensar a dimensão pública do objeto arte.

Serviço

Encontro com curadores

Diane Lima convida Hélio Menezes, dia 17

Beatriz Lemos convida Catarina Duncan, dia 24

Yara Tamayo convida Cinara Barbosa, dia 31

Das 19h às 21h

Sesc Sorocaba (rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade)

Entrada gratuita (retirada de ingressos com uma hora de antecedência)

Classificação 12 anos

Galeria

Confira a galeria de fotos