Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sesc exibe curtas de animação com silhuetas de Lotte Reiniger

31 de Janeiro de 2020 às 00:01

“Dr. Doolittle e seus animais” foi produzido na Alemanha, em 1928. Crédito da foto: Divulgação

 

O Teatro do Sesc Sorocaba exibe neste sábado (1º), às 19h, uma seleção de curtas em silhuetas da cineasta alemã Lotte Reiniger, pioneira do cinema de animação da década de 20.

Em Silhuetas Musicais serão exibidos os filmes: “Dr. Doolittle e seus animais” (Alemanha, 1928, P&B, 25’); “O gafanhoto e a formiga” (Inglaterra, 1954, P&B, 10’); “O califa cegonha” (Inglaterra, 1954, P&B, 10’); e “A Bela adormecida” (Inglaterra, 1954, P&B, 10’). Cada curta tem uma trilha sonora especialmente composta pelo grupo Gargântua que será executada ao vivo durante as exibições.

Com mais de 40 filmes produzidos ao longo de sua carreira, Charlotte “Lotte” Reiniger foi uma cineasta pioneira na arte de animação com silhuetas (papel cortado articulado). Estimulada pelo jogo de sombras chinês, Reiniger desenvolveu seu trabalho por meio das possibilidades técnicas oferecidas pelo cinema, influenciando a maneira de se fazer animação em todo mundo. Seus filmes mais conhecidos são “As aventuras do Príncipe Achmed” (1926) -- o mais antigo longa-metragem de animação sobrevivente, lançado mais de 10 anos antes do longa-metragem de Walt Disney, “Branca de neve e os sete anões” (1937) -- e “Papageno” (1935), com músicas de Mozart em sua trilha sonora.

Charlotte “Lotte” Reiniger foi pioneira na arte que utiliza papel cortado articulado. Crédito da foto: Divulgação

O grupo Gangântua, que acompanhará a exibição dos curtas, foi formado em 1997 e desde o início trabalha com elaboração de trilhas e composições para Cinema, mais especificamente com acompanhamento musical para filmes silenciosos, como eram feitas as primeiras sessões de cinema no início do século.

Para a atividade, os interessados devem retirar os ingressos gratuitamente, com uma hora de antecedência, na Central de Atendimento. A classificação é livre para todas as idades.

O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555, no Jardim Faculdade. (Da Redação)