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Sesc anuncia retomada gradual das atividades em todo Estado

28 de Agosto de 2020 às 22:34

Sesc anuncia retomada gradual das atividades em todo Estado Só poderão reabrir parcialmente as unidades que estão em municípios na fase amarela. Crédito da foto: Divulgação

Após cinco meses com as atividades presenciais suspensas, o Sesc anunciou, nesta sexta-feira (28), um plano de retomada gradual das ações. A programação cultural continuará on-line.

A retomada presencial será gradual contando com um número restrito de atividades que serão dirigidas aos alunos que já eram inscritos nos cursos de ginástica multifuncional, práticas corporais e corrida, além de pacientes das Clínicas Odontológicas cujos tratamentos foram interrompidos pela pandemia.

Todas essas atividades serão previamente agendadas, visando restringir a circulação de público no interior das unidades. A retomada das atividades culturais de forma presencial deve acontecer apenas o ano que vem.

Todas as 40 unidades do Estado devem retornar à medida que os municípios em que estão instaladas atinjam a classificação necessária para reabertura, estabelecida pelo Plano São Paulo do Governo do Estado, e em conformidade com as regulações municipais.

Apenas as unidades do Sesc instaladas em cidades que estão na fase 2 (laranja) e 3 (amarela) estarão habilitadas a reabrir. Atividades físicas só poderão retornar em municípios que estiverem na fase amarela, como é o caso de Sorocaba.

“A ação do Sesc é bastante abrangente. Ela envolve a ação no campo da cultura, com todas as suas linguagens: na música, no cinema, no teatro, na dança, nas artes visuais.

Mas o Sesc tem uma ação mais ampla, socioeducativa, na medida em que atua também com grupos vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas de baixa renda”, afirma o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda.

“Queremos dar início à prestação de serviços que julgamos indispensáveis e fundamentais à população e ao trabalhador, e que podem colaborar para a integralidade do bem-estar individual e o desenvolvimento social”, completa.

As unidades serão sinalizadas com recomendações de autocuidado e segurança que deverão ser seguidas pelo público, além de marcações que orientam o distanciamento físico adequado para a circulação no prédio, nas salas, elevadores e com a medição de temperatura na entrada.

Álcool em gel e desinfetante ecológico serão disponibilizados para o público e os vestiários não serão utilizados para banho e troca de roupas, disponíveis apenas para necessidades básicas e assepsia das mãos; os sanitários também terão oferta reduzida à higiene básica.

As rotinas das equipes de limpeza foram ajustadas a fim de intensificar a frequência de higienização das superfícies de contato e espaços confinados, como os elevadores, por exemplo, que estão programados para serem higienizados a cada 1h.

As unidades que possuem estacionamento já contam com sistema automatizado para emissão e pagamento de tíquetes, ou seja, sem contato manual.

A oferta será de 50% das vagas, sempre intercaladas. A entidade pede ainda que os alunos e pacientes tragam seus próprios copos, squeezes ou garrafas, pois as lanchonetes permanecerão fechadas e os bebedouros poderão ser usados apenas para o abastecimento de recipientes, sem a possibilidade de se beber água diretamente do equipamento.

Preparação

Segundo o comunicado feito ontem pela entidade, desde o último dia 10, uma parcela dos funcionários iniciou os treinamentos para os protocolos de segurança em saúde, higiene e comportamento, e a intensificação dos trabalhos para a readequação estrutural das unidades. Cultura de Paz, Liderança, Saúde e Segurança Ocupacional, Cuidados com a Saúde Mental/Emocional e Fatores Psicossociais, Conjuntura Macroeconômica, Acessibilidade, Cidadania e Direitos Humanos em Tempo de Pandemia foram os temas selecionados pela gerência de Desenvolvimento de Pessoal para a instrumentalização das equipes nesta etapa, com a consultoria técnica de profissionais como os médicos Dráuzio Varella e Esper Kallás, além de um time multidisciplinar que conta com a jornalista Lia Diskin, o psicólogo Ricardo Hirata e a professora de Economia Carla Beni, entre outros, que estão contribuindo para a capacitação dos funcionários para a retomada do atendimento ao público. (Da redação)