Buscar no Cruzeiro

Buscar

Série on-line marca os 145 anos da Estrada de Ferro Sorocabana

10 de Julho de 2020 às 00:01

Série on-line marca os 145 anos da Estrada de Ferro Sorocabana A Estrada de Ferro foi inaugurada em 10 de julho de 1875. Crédito da foto: Divulgação

A inauguração da Estrada de Ferro Sorocabana foi marcada oficialmente em 10 de julho de 1875, às 14h30, quando um trem foi estacionado na plataforma da Estação. Nele estavam o empresário Luiz Matheus Maylasky e o presidente da Província, Sebastião José Pereira, ambos acompanhados por autoridades e convidados, ao som de bandas musicais, recepcionados por espectadores em camarotes montados em frente ao edifício.

E para comemorar este aniversário, a Secult divulga uma série de vídeos chamada “Tour Virtual Cult” em seu perfil do Instagram, “secult.sorocaba” e do Facebook, “Secretaria da Cultura de Sorocaba”, contando a história e curiosidades sobre a Ferrovia. Os vídeos estão disponíveis na plataforma desde a última quarta-feira (8).

Maylasky

O desejo de Maylasky criar a Companhia Sorocabana surgiu por uma necessidade de exportar a grande quantidade de algodão produzido na região de Sorocaba. A ideia era ligar a linha férrea com a estrada entre Itu e Jundiaí, que passaria por Itapetininga, Itararé, Botucatu, Mairinque e desembocaria em São Paulo.

A Estação Ferroviária de Sorocaba (EFS) foi adquirida pela Prefeitura de Sorocaba, mantida por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e atualmente, abriga o Barracão Cultural, em um prédio anexo ao da Estação, utilizado para promover eventos e sediar aulas artísticas e culturais, e a Casa do Turista, um local da Prefeitura para sanar dúvidas da população quanto aos locais de lazer em Sorocaba.

Ao lado da Ferroviária também está situado o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS) pertencente ao setor privado, porém conta com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por estar instalado em um prédio da Secult. Abriga um espaço dinâmico e plural que prioriza a difusão das artes visuais.

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone (15) 3212.8170, ou pelo Whatsapp da secretaria (15) 99111.9505, assim como o e-mail: [email protected]. Acesse também o link: http://cultura.sorocaba.sp.gov.br/ e mantenha-se informado sobre a cultura na cidade. (Secom Sorocaba)