Buscar no Cruzeiro

Buscar

Semana de Artes Visuais tem palestras, oficinas e feira

21 de Outubro de 2019 às 22:19

Sem Aviso tem palestras, oficinas e feira Em sua terceira edição, Feira de Prints e Originais em Pequeno Formato facilita ao público a aquisição de obras de arte por preços acessíveis. Crédito da foto: Divulgação

Palestras, oficinas, exposições e feira de prints compõem a programação desta terça-feira (22) inserida na Semana de Artes Visuais de Sorocaba -- Sem Aviso, evento independente que começou no último domingo e prossegue até o próximo sábado em diversos espaços da cidade.

[irp posts="173593" ]

 

A programação começa às 10h, no Ateliê Oficina Adriana Dias (rua Mascarenhas Camelo, 864, Vila Santana) com a palestra “O que é cultura”, que será proferida por Eduardo Andrés Ruz Torres, mestre e doutorando em História Cultural pela Unicamp.

No encontro, o palestrante irá discorrer, a partir da história cultural, sobre a problemática entre tendências culturais e a compreensão e estudo destas pelos historiadores. A atividade é gratuita, mas as vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas antecipadamente pelo formulário online (disponível na página do Sem Aviso no Facebook).

Em seguida, das 11h às 12h, no mesmo local, ocorre uma oficina de técnicas de gravura em metal. A atividade será conduzida pela artista Adriana Dias, que fará demonstração sobre o processo de produção de gravação de matriz em metal e impressão de gravura. A atividade também é gratuita e requer inscrição antecipada.

Prints e grafite

Ainda como parte da Sem Aviso, a partir de hoje até quinta-feira, sempre das 15h às 19h, a Fernanda Monteiro Galeria de Arte (rua Gustavo Teixeira, 600, Mangal) recebe a Feira de Prints e Originais em Pequeno Formato.

Em sua terceira edição, o evento visa facilitar ao público a aquisição de obras de arte, por meio da venda de trabalhos originais e reproduções digitais de artistas de Sorocaba e região com preços acessíveis que variam de R$ 30 a R$ 300.

Parte destes artistas fazem parte da plataforma virtual da Galeria (www.fernandamonteiroarte.com) e já desenvolveram exposições individuais ou coletivas e ações educativas em conjunto com o espaço entre 2015 e 2019.

A Sem Aviso também abre as portas para o universo do grafite, com duas atividades gratuitas no Pupa Eventos Criativos (rua Aparecida, 569, Vila Santana). A roda de conversa “A mulher no grafite”, com Francinne Lopes, acontece das 16h às 18h.

Logo em seguida será realizada a “Tijolo -- Exposição e venda de obras com técnica de grafite”, com curadoria de Danilo Rek, das 19h às 23h. Francinne Lopes, a Flopes, é ilustradora, fotógrafa e trabalha com arte de uma maneira lúdica, minimalista e única. Tomou gosto pelo grafite e realizou diversos trabalhos pelas ruas de Sorocaba e São Paulo.

A Sem Aviso é idealizada por um grupo de espaços independentes dedicados às artes visuais sediados em Sorocaba: Fernanda Monteiro Galeria, Mofo Galeria, Pupa e Matiz Ateliê, e visa dar visibilidade à expansão das artes visuais nos últimos anos, promover a integração e o diálogo entre artistas, espaços expositivos e público em geral e incrementar o fluxo de pessoas nos espaços dedicados às artes visuais. (Felipe Shikama)