Buscar no Cruzeiro

Buscar

Secultur cancela Arraial Cultural que ocorreria a partir de sexta

18 de Julho de 2018 às 10:44

Felipe Shikama - [email protected]

Sob a alegação de que não pretende dividir o público da 39ª edição da Festa Junina Beneficente de Sorocaba, a Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) anunciou o cancelamento do Arraial Cultural que ocorreria de sexta a domingo (20 a 22) no Parque dos Espanhóis, na Vila Assis.

O evento, que estava sendo divulgado nas últimas semanas pelo setor de comunicação da Prefeitura foi prometido pelo titular da Secultur, Werinton Kermes, no final do mês passado, após a polêmica devido ao cancelamento dos shows de artistas locais na 39ª Festa Junina Beneficente de Sorocaba.

Ao todo, 23 artistas regionais tinham sido selecionados em um edital de chamamento realizado pela pasta para se apresentar no chamado Palco 2 do recinto, montado no Parque das Águas, no Jardim Abaeté. No entanto, na véspera da abertura da Festa Junina, a pasta comunicou que não participaria mais do evento, atendendo orientação do departamento jurídico da Prefeitura, por "se tratar de um evento particular", já que o órgão municipal não é o realizador da festa.

Ao comunicar a desistência, a Prefeitura prometeu que, ao invés de promover essa programação cultural no recinto da Festa Junina, ela seria realizada no Arraial Cultural. Além de apresentações musicais, a festa teria comidas típicas e brincadeiras, com intuito de resgatar as tradições culturais pertencentes às festas juninas mais populares do Brasil e do Estado de São Paulo.

No entanto, nesta terça-feira (17), por meio de nota, o titular da pasta, Werinton Kermes, alegou que esta segunda desistência foi tomada "para não dividir o público" da Festa Junina Beneficente de Sorocaba, que termina neste domingo (22).

Apesar da Secultur desistir do primeiro evento e cancelar o segundo, o secretário negou que a pasta esteja sofrendo com problema de falta de planejamento de suas ações. Vale lembrar que outras ações como o Revivendo a Praça e o Festival de Música Sertaneja também foram cancelados por diversas vezes neste ano.

Kermes alegou que um diretor da Associação das Entidades Participantes da Festa Junina Beneficente de Sorocaba (Afejubes) o procurou, descontente com a data coincidente, e solicitou o cancelamento do Arraial Cultural, preocupado com a possível "concorrência" e eventual queda de arrecadação da Festa Junina, que conta com a participação de 33 entidades filantrópicas. "É importante ressaltar que, em princípio, a diretoria da associação não tinha feito nenhuma objeção que o evento acontecesse coincidindo com os dois últimos dias da Festa Junina Beneficente de Sorocaba", disse.

O secretário alegou, ainda, que existia a intenção de se realizar o Arraial Cultural no último fim de semana de julho, mas, "por questões legais, isto não será possível", pois, segundo ele, as datas das atas referentes a apresentações dos artistas selecionados no edital de chamamento vencem nesta semana. Segundo a prefeitura, a ata de registro é uma modalidade de licitação que "não prevê prorrogação ou atualização", com período de validade e valores pré-determinados, impossibilitando assim qualquer forma de alteração. Apesar do edital de chamamento ter expirado, Kermes promete que os artistas regionais selecionados "serão aproveitados em outras ações da Secretaria de Cultura e Turismo que acontecem ao longo do ano".