Buscar no Cruzeiro

Buscar

Secult e Sorocabana discutem retomada do Trem Turístico

27 de Fevereiro de 2021 às 00:01

Secult e Sorocabana discutem retomada do Trem Turístico A Locomotiva 58 é a atração maior do Trem Turístico. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (22/2/2020)

O secretário municipal de Cultura, Luiz Antonio Zamuner, se reuniu nesta semana com integrantes da Sorocabana Associação Movimento de Preservação Ferroviária com o intuito de definir o planejamento de retomada da implantação do Trem Turístico, que ligará Sorocaba a Votorantim.

A Sorocabana Associação Movimento de Preservação Ferroviária foi a entidade selecionada no Edital Secult 24/2019 para celebrar parceria com a Secretaria da Cultura, visando à manutenção, conservação, funcionamento e preparação da Locomotiva a Vapor nº 58 para o Trem Turístico. O edital foi prorrogado devido à pandemia da Covid-19, mesma razão pela qual ainda não há data para a retomada dos trabalhos.

Na reunião, realizada na Pinacoteca Municipal de Sorocaba, estiveram presentes, além do secretário Zamuner, o presidente da entidade, Eric Mantuan, e seu tesoureiro, Stenio Gimenez. Entre outras questões, foram tratadas as próximas ações do edital de chamamento, para melhor atender à população com os passeios do Trem Turístico na Locomotiva 58, além das reparações necessárias nos cruzamentos e trilhos da linha férrea, para ampliar o passeio até Votorantim.

A implantação do Trem Turístico tem como objetivo manter viva a memória ferroviária e preservar a “maria-fumaça”, mantendo-a em perfeitas condições de funcionamento. Patrimônio histórico de Sorocaba, a Locomotiva 58 foi fabricada em 1891 pela empresa norte-americana Baldwin Locomotive Works, na Filadélfia, nos Estados Unidos, e manteve-se em atividade entre 1903 e 1965. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)