Buscar no Cruzeiro

Buscar

Secretaria da Cultura retoma o Prêmio de Artes Visuais

24 de Setembro de 2019 às 00:01

Secretaria de Cultura retoma o Prêmio de Artes Visuais Os ganhadores farão parte de uma exposição, que será organizada pela Secretaria da Cultura. Crédito da foto: Alexandre Lombardi / Divulgação

O Prêmio Professor Flávio Gagliardi de Artes Visuais -- que não foi realizado, no ano passado, sob alegação de que passaria por uma reformulação -- está de volta, com inscrições abertas e mantendo o mesmo formato estabelecido em lei. Podem concorrer trabalhos inéditos produzidos em 2017 e 2018 nas áreas de fotografia, pintura, gravura, desenho, vídeo-arte instalação, performance, objeto e escultura.

Instituído há mais de 20 anos e aperfeiçoado em 2014, por meio de lei municipal 10.989, o concurso tem a finalidade de estimular e difundir a produção dos artistas visuais, além de reunir, fomentar e promover o intercâmbio entre os artistas, propiciando a reflexão e o aprendizado. Para participar, o artista deve ser maior de 18 anos e morar há pelo menos dois no município. Serão premiados com o valor de R$ 5 mil os cinco trabalhos mais bem avaliados. Os ganhadores farão, ainda, parte de uma exposição, que será organizada pela Secretaria da Cultura (Secult).

[irp posts="59664" ]

 

A avaliação será feita por uma Comissão Julgadora, composta por três avaliadores profissionais da área de artes visuais, cadastrados como peritos na Secretaria da Cultura. A seleção dos trabalhos será feita em duas etapas. A primeira será a análise e pré-seleção com base no material inscrito e posterior premiação mediante avaliação das obras originais, que ainda poderão ser recusadas pela Comissão Julgadora, caso não correspondam às imagens enviadas ou não sejam satisfatórias.

Os participantes precisam, além de suas obras, inscrever também inscrever uma proposta de contrapartida, uma ação de interesse público oferecida pelo proponente visando garantir o amplo acesso, de forma descentralizada, da população em geral às variadas atividades culturais, assim como a formação artística e cultural. Esta deve ser realizada no prazo de até um ano a partir da data da premiação.

Retorno

A edição de 2018 do Prêmio Professor Flávio Gagliardi de Artes Visuais, assim como a do Prêmio Anual Sorocaba de Literatura, não foi realizada pela Prefeitura no ano passado. À época, a alegação do poder público foi de que a intenção era de que ambos passassem por uma reformulação, visando ampliar a participação dos artistas da cidade. A ideia, segundo a Secretaria da Cultura (Secult) informou, na ocasião, era promover uma “construção participativa, com a realização de chamada pública, além de encontros com artistas e demais interessados para receber sugestões”. Ambos os prêmios, entretanto, voltam este ano com os padrões já estabelecidos nas leis que os instituíram.

[irp posts="105250" ]

 

As inscrições gratuitas devem ser feitas pessoalmente na Pinacoteca Municipal (Chalé Francês, avenida Afonso Vergueiro, s/n), de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, até o dia 18 de outubro. O edital de lançamento do prêmio, com detalhes sobre documentação necessária, foi publicado no jornal do Município do último dia 18. (Da Redação)