São Paulo decide escola de samba vencedora do Carnaval 2020
Desfile da escola de samba Barroca Zona Sul, no grupo especial do Carnaval 2020, no Sambódromo do Anhembi em São Paulo. Crédito da foto: Newton Menezes / Futura Press / Estadão Conteúdo
A escola de samba campeã do grupo especial do carnaval 2020 de São Paulo deve ser conhecida na tarde desta terça-feira, 25.
A apuração vai acontecer no Sambódromo do Anhembi, na zona norte da capital, às 16 horas. A campeã e as outras quatro escolas mais bem colocadas vão participar do desfile das campeãs no sábado, 29.
Também desfilarão a campeã e a vice-campeã do Grupo de Acesso.
A apuração definirá as duas escolas do grupo especial que serão rebaixadas para o grupo de acesso e as duas do Acesso que sobem para o especial em 2021.
Os nove quesitos das notas serão lidos na seguinte ordem: Fantasia, Comissão de Frente, Samba-enredo, Harmonia, Evolução, Mestre-sala e porta bandeira, Enredo, Alegoria e Bateria.
Em anos anteriores a nota de 8 a 10, podia ser variada em décimos - como 8,9 e 9,5, por exemplo. Agora, a nota mínima lançada pelos jurados deve ser 9.
A avaliação das baterias também sofreu alterações. Antes a pontuação começava em 10 e sofria descontos, agora ela inicia em 9.8, pode chegar a 10, mas também pode diminuir.
Caso haja empate, os critérios de desempate vão seguir a ordem inversa. Desta forma, o último item a ter as notas lidas será o critério de desempate: Bateria. A primeira nota a ser lida será do quesito Fantasia. (Estadão Conteúdo)