Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ronald Golias recebe homenagem dos Correios e ganha selo comemorativo

29 de Novembro de 2018 às 23:26

Crédito da foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (30), o humorista brasileiro Ronald Golias será homenageado pelos Correios durante cerimônia de lançamento de emissão especial de selo e carimbo. Com a participação de autoridades e familiares, o evento ocorrerá às 11h, no Centro Municipal de Arte e Cultura (Cemac), na cidade São Carlos (SP), terra natal de Golias.

A arte das peças filatélicas foi desenvolvida pelo cartunista, quadrinista e ilustrador Waldir Orlandeli. A emissão é composta de uma caricatura do ator Ronald Golias, representando de forma humorística gestos e hábitos de dois de seus personagens de mais sucesso.

A roupa do desenho remete ao personagem Carlo Bronco Dinossauro, tipo irreverente e desprezível, preocupado apenas em aproveitar a vida, sempre vestindo um terno desalinhado e uma pequena gravata vermelha.

O rosto faz referência ao personagem Pacífico, tipo zombeteiro, brincalhão e debochado, que usava um boné com a aba virada. Um dos olhos está fechado, como dando uma “piscadinha”, simulando uma cumplicidade entre o observador e o personagem. O artista usou lápis e computação gráfica.

Sorocabanos na vida de Golias

No livro biográfico de Ronald Golias, intitulado “Ronald Golias, o gigante do humor”, escrito por Luís Carlos Barbano, professor da USP-São Carlos, dois sorocabanos aparecem como personagens importantes no retorno marcante do humorista para as telas da televisão: José Feliciano Delfino Filho e Wilson José Peron.

 

Crédito da foto: Reprodução

Conforme lembra o médico e major da Polícia Militar de São Paulo, o nefrologista José Feliciano Delfino Filho, conhecido como Zezo, quem trouxe Golias de volta para a TV, depois de anos de ausência, resgatando sua importância, foi Wilson José Peron. Ele foi redator de Golias nos três anos do programa que resgatou o humorista às telas da televisão: Bronco, que era veiculado na TV Bandeirantes nos anos de 1986.

Crédito da foto: Reprodução

No último ano de veiculação do programa de Ronald Golias, o redator final foi Zezo, que é um dos atuais conselheiros editorias do jornal Cruzeiro do Sul e colunista. Zezo também escreveu para Chico Anysio; Zé Vasconcelos; Dedé Santana, entre outros.

Aliás, você pode conferir uma entrevista bacana e completa feita com Zezo, contando sua trajetória, para o site do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), em 2012, clicando aqui.

Crédito da foto: Reprodução

Zezo comenta que guarda com muito carinho o livro biográfico do Golias. O professor da USP- São Carlos, que escreveu a biografia, reuniu nas páginas do livro fotos de Zezo e Peron e conta, entre outras coisas, como foi o regresso de Golias para a TV. Zezo se diz orgulhoso de ter feito parte da história de Golias e de outros humoristas como Chico Anysio: “Ter sido redator e escrito piadas e textos para grandes nomes que fizeram as pessoas rirem é uma vaidade que carrego. Fazer alguém rir é nobre!”, afirma Zezo. (Da Redação)

Crédito da foto: Divulgação

Galeria

Confira a galeria de fotos