Buscar no Cruzeiro

Buscar

Representatividade do povo negro norteia programação do Sesc

05 de Novembro de 2019 às 00:40

Representatividade do povo negro norteia programação do Sesc A peça “Gota d’água preta”, com texto de Chico Buarque e Paulo Pontes, será encenada no dia 30. Crédito da foto: Divulgação

O longa-metragem nacional “Compasso de espera”, do aclamado diretor e dramaturgo Antunes Filho, será exibido nesta terça-feira (5), às 19h, no teatro do Sesc Sorocaba, com entrada gratuita. A sessão faz parte do projeto Cinecafé, que em novembro se integra ao especial “Iorubrá” e reúne filmes que abordam racismo, segregação racial e preconceitos sociais.

[irp posts="18638" ]

 

Em sua 5ª edição, o especial destaca ações que buscam a representatividade, a visibilidade e a equiparação das condições e oportunidades para os negros. Além das sessões de cinema do Cinecafé, ao longo de todo o mês o público poderá participar de shows, espetáculos, mesas de discussão e outras ações que debatem a afrocentricidade, culinária afro-brasileira, maternidade negra e outras temáticas.

Lançado em 1973, “Compasso de espera” acompanha Jorge (Bulbul Zózimo), jovem poeta negro, e a amante Ema (Elida Palmer), diretora de uma agência de publicidade em São Paulo. Numa reunião literária, ele conhece Cristina (Renée de Vielmond), branca de família aristocrática.

Nasce uma simpatia entre ambos e quando voltam a se encontrar são surpreendidos por uma discussão que provoca o afastamento de Cristina. Posteriormente, ele reencontra a amada e os dois buscam refúgio para seu amor nascente numa praia distante, onde são humilhados, com revolta e desaprovação pela diferença racial, por pescadores locais.

Na próxima terça, dia 12, o Cinecafé exibe “Eu não sou bruxa”, de Rungano Nyoni, co-produção entre Reino Unido, França e Zâmbia. No dia 19 será a vez do longa nacional “Branco sai, preto fica”, de Adirley Queirós. Narrado por Samuel L. Jackson e dirigido por Raoul Peck, o documentário “Eu não sou seu negro”, que constrói uma reflexão sobre como é ser negro nos Estados Unidos, fecha a programação no dia 26.

Instrumental e teatro

Também como parte do especial “Iorubrá”, o teatro da unidade recebe no dia 14, às 20h, um concerto de música instrumental com Amaro Freitas Trio. O grupo liderado pelo pianista, compositor e arranjador pernambucano Amaro Freitas cruza elementos da cultura popular afro-brasileira com o jazz, em uma única espiral sonora.

O concerto conecta com naturalidade o folclore do nordeste brasileiro à vanguarda de nomes como Vijay Iyer, Craig Taborn, Thelonious Monk, Moacir Santos e Hermeto Pascoal. O show terá entrada gratuita e os ingressos serão distribuídos no local com uma hora de antecedência.

Representatividade do povo negro norteia programação do Sesc Amaro Freitas apresenta seu concerto no dia 14. Crédito da foto: Reprodução Facebook

Já na área das artes cênicas, o destaque deste mês é a peça “Gota d’água preta”, que será encenada no dia 30, às 20h. Com concepção e direção de Jé Oliveira e texto de Chico Buarque e Paulo Pontes, o espetáculo conta a história de Joana, uma mulher madura, sofrida, moradora de um conjunto habitacional que está prestes a ser despejada junto com os dois filhos e Jasão, um jovem, vigoroso, sambista e famoso.

Por meio da metáfora de uma traição conjugal, a obra busca refletir e realçar a discussão racial, social e de classes com base no atual momento político do país. Os ingressos custam R$ 30 (inteira) e começam a ser vendidos hoje, às 14h, pelo site da unidade e amanhã, a partir das 17h30, na Centra de Atendimento da unidade.

“Ad eternum”

Neste mês, a área de convivência da unidade recebe o especial “Ad eternum”, com apresentações que prestam homenagem a grandes nomes da história da música. Todas têm entrada gratuita. No dia 15, às 17h, o cantor Hugo Rafael convida amigos para uma releitura única e apresenta um repertório dançante do rei do pop Michael Jackson.

Já no dia 17, às 17h, violeiro Zeca Colares homenageia e canta os clássicos de moda de viola gravados pela dupla Pena Branca e Xavantinho.

No dia 20, Nãnãna da Mangueira interpreta Jovelina Pérola Negra. No repertório, sucessos como “Sorriso aberto”, “Luz do repente” entre outras, que marcam o estilo musical de Jovelina. Já no dia 22, às 20h, a cantora paulistana Heloísa Lucas revisita canções da diva do jazz norte-americano Nina Simone.

Fechando a série, no dia 24, às 17h, o cantor sorocabano Livinho Fonseca presta homenagem a Luiz Melodia, dois anos após a morte do compositor.

O Sesc fica na rua Barão de Piratininga, 555, no Jardim Faculdade. A programação completa do mês está disponível em www.sescsp.org.br. (Felipe Shikama)

Galeria

Confira a galeria de fotos