Buscar no Cruzeiro

Buscar

Radio Guri reúne 12 podcasts que tratam de música e cultura

10 de Abril de 2020 às 00:01

Radio Guri reúne 12 podcasts que tratam de música e cultura O material está disponível nas plataformas de streaming do Spotify e Deezer. Crédito da foto: Divulgação Projeto Guri

O Projeto Guri lançou uma série de podcasts intitulados Rádio Guri, produzidos e editados integralmente por alunos. A rádio está disponível nas plataformas de streaming do Spotify e Deezer, por meio de 12 episódios, e faz parte do Guri Participativo, programa criado com o intuito de estimular a autonomia e a participação das crianças e jovens.

“Este podcasts têm o objetivo de estimular a criatividade e o protagonismo dos alunos por meio das novas linguagens digitais, além de incentivar a pesquisa musical (uso do acervo disponível nos polos de ensino), valorizar o trabalho dos artistas locais e, ainda, lidar com ferramentas de edição de áudio”, afirma Leoni D’Adderio, supervisor de canto coral do Projeto Guri na Regional Marília. Todos os materiais foram produzidos antes do período de isolamento em decorrência da Covid-19.

Os programas têm como temas: Músicas que traduzem nossa história, A música pop, O teatro das pequenas cidades”, “A música popular brasileira”, “A lua”, “As melhores músicas dos últimos tempos”, “História da canção ‘Aquarela brasileira’”, “Músicas da Disney”, “A importância da música em nossas vidas”, “As notas musicais”, “A música sertaneja”e “O samba e outros ritmos brasileiros”.

Mantido pela Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos. (Da Redação)