Buscar no Cruzeiro

Buscar

Quadrinista Lígia Zanella lança dois livros na Biblioteca Municipal

13 de Julho de 2018 às 15:28

Uma das raras publicações brasileiras no estilo "josei", como são chamadas as histórias em quadrinhos de origem japonesa voltadas ao público adulto, "Calendar", da ilustradora e quadrinista sorocabana Lígia Zanella, terá seu segundo volume lançado neste sábado (14), das 13h30 às 16h30, na Biblioteca Municipal (rua Ministro Coqueijo Costa, 180, no Alto da Boa Vista). A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados. Além de "Calender 2", Lígia aproveitará a sessão de autógrafos para lançar seu primeiro livro infantil intitulado "O reino dos vagalumes sem luz". As duas obras estarão à venda ao valor de R$ 15 cada.

O segundo volume da trilogia "Calendar" tem como enfoque a fase de amadurecimento da protagonista Suzan, uma jovem trabalhadora e esforçada que, para ajudar a família, assume responsabilidades precocemente. Nesta edição, a heroína acaba de perder o emprego, o que a leva a procurar formas de encarar as mudanças. "A segunda edição é mais focada na transformação e no amadurecimento dela. Agora, ela começa a conhecer melhor outras pessoas e os pontos de vista sobre vários assuntos vão se ampliando", comenta.

Lígia destaca que a protagonista foi construída com base em experiências próprias e em relatos de pessoas próximas, mas a trama, aprofundada neste segundo volume, é resultado de um longo processo de estímulo à liberdade criativa, compartilhada ao longo de um ano com um seleto grupo de amigos chamados de "leitores beta". "Eu terminei o livro umas cinco vezes até chegar no produto final. Mandava para esses leitores beta, eles davam o feedback e, a partir das críticas e sugestões, eu readaptei a história", detalha.

A exemplo do título de estreia, lançado em julho de 2017 e que também estará à venda no evento de hoje, o segundo volume teve a publicação financiada por dezenas fãs de várias regiões do Brasil, por meio de uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Cartase. O volume que fecha a trilogia, segundo a autora, já em fase de finalização, deverá ser lançado até o final deste ano.

Com doses de drama e comédia, "Calender" começou a ganhar forma em 2010 e foi apresentada ao mundo dois anos depois, quando Lígia decidiu publicar fragmentos do romance em sua página na internet. Responsável por todas as etapas da criação do quadrinho, desde o roteiro até a finalização, Lígia Zanella destaca que "Calender" ainda é um dos poucos quadrinhos brasileiros com temática josei, isto é, voltada ao público adulto. "O pessoal curte bastante porque não é uma história bobinha, mas [no Brasil] ainda é difícil de encontrar. Quando as pessoas que conhecem o estilo josei descobrem "Calender" os olhinhos até brilham", diz Lígia que, na semana passada, autografou a obra em São Paulo, no Anime Friends, maior evento de anime, mangá e cultura pop da América Latina.

Para as crianças 

A ilustradora sorocabana também lança hoje o livro infantil "O reino dos vagalumes sem luz". Publicado de maneira independente, a obra tem ilustrações coloridas produzidas com aquarela e nanquim e narra a história de amizade entre um reino de vagalumes e a luz. Ambas as obras também podem ser adquiridas no site da autora.