Buscar no Cruzeiro

Buscar

Protagonismo negro é tema do projeto ‘Iorubrá’ no Sesc Sorocaba

04 de Novembro de 2018 às 09:26

A programação especial irá tratar da potência e da riqueza cultural afro-brasileira. Crédito da foto: Divulgação.

O Sesc Sorocaba apresenta neste mês mais uma edição do projeto Iorubrá. Com o tema “Protagonismo negro”, a programação especial irá tratar da potência e da riqueza cultural afro-brasileira em cursos, oficinas, espetáculos, sarau, manifestações da cultura popular, literatura e ações que privilegiam a diversidade cultural, formas de pensar, sentir e agir.

No mês de novembro, onde é celebrado o Dia da Consciência Negra, a ideia é potencializar essa importante temática, que está sempre permeando a programação do Sesc em suas mais diversas linguagens (cinema, literatura, música, dança).

Para a elaboração do projeto, a programação deste ano contou com uma comissão formada por funcionários negros de diversos setores do Sesc Sorocaba, com o sentido de agregar múltiplos olhares tornando a programação mais robusta, atingindo outras linguagens como arte para crianças, jovens, tecnologias e artes e os diversos públicos que a Unidade atende.

Destaque do projeto, o Ciclo de Debates abordará diversos temas como corpos negros, ativismo, feminismo negro e colorismo. Os encontros acontecem dias 7, 14 e 28, quartas, às 19h, no Teatro da Unidade. A palestra de abertura acontece dia 7, e será ministrada pelo sociólogo e escritor Jessé Souza que tratará das reflexões abordadas em seu livro, o best seller “A elite do atraso”.

No CineCafé, a programação privilegiará curtas e longas-metragens contemporâneos de cineastas negros, nacionais e internacionais, às terças, com destaque para “O caso do homem errado”, documentário brasileiro dirigido por Camila de Moraes e “Pantera negra” (EUA), filme de ficção dirigido por Ryan Coogler.

As oficinas propostas contemplarão a Arte dos Turbantes, a cena “chavosa” -- rico cenário dos processos criativos e técnicas de corte de cabelo nas periferias de São Paulo -- e a Construção de Tambores de Maracatu com integrantes da Nação Porto Rico.

No teatro será apresentado o espetáculo “Entrelinhas”, do Coletivo Ponto Art (Salvador/BA). A peça ,que será encenada no dia 10, sábado, às 20h, traz como temática a violência psicológica, emocional e sexual contra a mulher, estabelecendo um diálogo entre o passado e o presente.

Para o público infantil, o destaque vai para os espetáculos “Ilu Okan -- O que minha vó contou” com o grupo Trança de Teatro (SP), dia 18, domingo, às 16h, e “Eleguá -- Menino e Malandro”, com o Clã do Jabuti (SP) no dia 20, terça, às 16h.

A programação também contemplará o III Encontro Nacional Baque Mulher, grupo de maracatu composto somente por mulheres. O evento contará com uma roda de conversa no dia 29, quinta, às 19h, que abordará temas como “O protagonismo da mulher negra e seu empoderamento na sociedade atual”, a oficina de dança afro Iorubana no dia 1º/12, às 17h, e o show Baque Mulher 10 anos no dia 2/12, onde o grupo apresentará um repertório especial com as Ioas (cantos e toques) que mais representam os anos de lutas e conquistas desse movimento de mulheres.

Para conferir a programação completa do projeto Iorubrá: protagonismo negro acesse: http://bit.ly/Sesc_Sorocaba_Iorubrá_Protagonismo_Negro. O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade. Telefone: (15) 3332-9933.