Buscar no Cruzeiro

Buscar

Projeto promove oficina de fotografia para mulheres na terceira idade

17 de Abril de 2019 às 12:03

Projeto Wanda promove oficina de fotografia para mulheres na terceira idade A oficina de fotografia é gratuita. Crédito da foto: Pixabay

O projeto Wanda promove uma oficina para mulheres na terceira idade, nos dias 18 e 23 de abril, no Pupa Eventos Criativos (rua Aparecida, 596, Vila Santana). A atividade é gratuita e acontece das 13h30 às 17h.

A oficina pretende reunir mais de 20 participantes, de Sorocaba e região, nos dois dias. O principal objetivo do projeto é evidenciar as experiências e afetividades da mulher como criadora e artista. A atividade propõe que também é possível fazer bons registros com o celular; haverá aparelhos disponíveis para quem precisar.

A ideia do projeto foi fecundada durante a Residência Encontro Com o Subterrâneo, em 2018, que reuniu cerca de 20 mulheres fotógrafas de Sorocaba e região e resultou na exposição Auto Mar. Entre as participantes, estavam as idealizadoras do Wanda, Ana Rei, Lígia Alípio e Rosa Paiva.

[irp posts="84916" ]

 

Rosa Paiva e Ana Rei contam que escolheram fotografia por ser mais acessível e democrática e estar mais presente no dia-a-dia das pessoas. “É muito interessante propor isso para a mulher idosa, porque ela tem todas as questões que a idade traz, os trabalhos e a experiência que carrega. Há também a questão de como o corpo dela já foi e como está hoje. Somos lidas apenas pela nossa aparência. Quando chegamos numa certa idade, isso pesa de outra forma e precisamos continuar nos sentindo motivadas como criadoras”, detalha Ana Rei e Rosa Paiva.

O projeto foi contemplado pela edição 2018 da Lei de Incentivo à Cultura (Linc), por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), da Prefeitura de Sorocaba. Para se inscrever, é preciso entrar em contato pelo e-mail [email protected].