Buscar no Cruzeiro

Buscar

Projeto reúne nomes de todo o mundo em e-book de artes visuais

16 de Maio de 2020 às 00:01

Projeto reúne nomes de todo o mundo em e-book de artes visuais A artista visual e curadora Maria Vieira. Crédito da foto: Divulgação

Criar um inventário artístico e coletivo sobre estes tempos de isolamento social. Este é o objeto de um projeto idealizado e coordenado pela artista visual e curadora Maria Vieira de Souza, de Sorocaba, que está mobilizando cerca de 200 artistas de quatro continentes.

Intitulado “Dias de reclusão”, o projeto resultará em um e-book, com reprodução de dezenas de obras de artes visuais, com diferentes técnicas e suportes, e textos literários, em diferentes línguas. A publicação digital, ainda em fase de produção, deve ser lançada em meados de junho e a renda das vendas será revertida a famílias em situação de vulnerabilidade social.Radicada em Sorocaba há cinco anos, Maria Vieira afirma que a iniciativa colaborativa surgiu diante das notícias do avanço da Covid-19 e das medidas de quarentena e distanciamento social em todo o mundo. “O isolamento social faz parte do cotidiano do artista visual, que geralmente passa muito tempo sozinho no ateliê, mas eu comecei a pensar nos meus amigos que estão fora do país, passando por isso”, detalha.

Inicialmente, a ideia era compilar um material produzido por artistas visuais brasileiros com os quais já trabalhou que atualmente vivem no exterior. No entanto, uma de suas primeiras interlocutoras, a artista plástica Edimara Condé Arouca, que vive na Alemanha, sugeriu a expansão do projeto, contemplando pessoas que não são artistas profissionais para colaborar com pinturas e texto poéticos que vão compor uma antologia literária.

Além de Edimara, na Alemanha, Maria contou com o apoio dos artistas Mumpasi Meso, de Angola, Ruben Zacarias, de Moçambique, e Gina Massai e Laís Kaori, do Japão, que voluntariamente estão atuando como “líderes continentais”, convidando as pessoas e pré-selecionando os trabalhos. A curadoria final é assinada por Maria Vieira. “A ideia é construir uma amostragem do que as pessoas estão fazendo, criando, neste período de distanciamento ou isolamento social e que queiram publicar”, afirma.

Relações interpessoais

A proposta curatorial, segundo ela, deverá dar ênfase a trabalhos que dialogam com as relações interpessoais em tempos de pandemia. “O mundo todo está sendo afetado [pelo novo coronavírus] mas cada um percebe isso de uma forma diferente”, destaca. Aliás, em virtude as medidas de isolamento social, museus e galerias de artes de várias partes do mundo foram fechados, gerando uma mudança, ao menos temporária, na forma como as pessoas contemplam as artes visuais. Por essa razão, o suporte escolhido para a exposição intercontinental é o e-book, capaz de chegar às mãos dos interessados em toda a parte do mundo.

Previsto para ser lançado em 16 de junho em plataforma virtual ainda a ser definida, Maria destaca que 70% das vendas serão revertidos para auxiliar famílias que estão passando dificuldades financeiras durante a pandemia. A idealizadora do projeto ainda está buscando parcerias com entidades assistenciais, para que possam indicar as famílias necessitadas. A ideia, porém, é contemplar famílias de Sorocaba e de municípios das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Os outros 30% da renda obtida serão usados para viabilizar o próprio projeto. Futuramente, ao fim da pandemia, Maria Vieira pretende lançar a obra em formato físico, em todos os continentes participantes. (Felipe Shikama)