Cultura

Projeto da Secult resgata memórias de ferroviários

A ideia é que pessoas possam auxiliar enviando um vídeo com relatos de suas experiências e memórias da ferrovia
Projeto da Secult resgata memórias de ferroviários
O transporte ferroviário teve grande importância para a história e desenvolvimento de Sorocaba. Crédito da foto: Divulgação / Secom Sorocaba

Na próxima quinta-feira, dia 30, é comemorado o Dia do Ferroviário, em razão da inauguração da primeira linha ferroviária do Brasil, a Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis, ou como é conhecida hoje, a Estrada de Ferro Mauá. Ela foi construída pelo Barão de Mauá no dia 30 de abril de 1854.

Em homenagem à data, a Secretaria de Cultura (Secult), por meio do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS), organiza a campanha “Memórias de um ferroviário”, tendo como público-alvo ex-ferroviários e/ou familiares de ferroviários. A ideia é que essas pessoas possam auxiliar enviando um vídeo com relatos de suas experiências e memórias da ferrovia sorocabana, além de casos curiosos que aconteciam e como a ferrovia impacta e impactou em suas vidas.

Os vídeos podem ser enviados até terça-feira, dia 28, para o e-mail secultsorocaba@gmail.com para serem divulgados ao longo da Semana do Ferroviário, entre os dias 27 de abril e 1 de maio. É importante que o vídeo seja gravado na horizontal e que o áudio e a imagem estejam com qualidade boa. Em caso de grande quantidade de envio, será feita uma curadoria para analisar qual vídeo divulgar.

Leia mais  OAB faz campanha para doação de ovos de Páscoa em Sorocaba

História

A ferrovia teve grande importância para a história e desenvolvimento de Sorocaba, auxiliando na difusão do nome da cidade, inclusive após a criação da Companhia Estrada de Ferro Sorocabana, em 1870, por empresários liderados pelo comerciante de algodão Matheus Maylasky.

Em março de 1997, o MEFS foi constituído no governo estadual de Mário Covas e está localizado na rua Álvaro Soares, 533, no Jardim Maylasky, em frente à antiga Estação Ferroviária.
Mais informações podem ser obtidas em contato com o e-mail secultsorocaba@gmail.com ou pelo WhatsApp (15) 99111-9505. (Da Redação, com informações da secom Sorocaba)

Comentários