Buscar no Cruzeiro

Buscar

Projeto da Secult resgata memórias de ferroviários

25 de Abril de 2020 às 00:01

Projeto da Secult resgata memórias de ferroviários O transporte ferroviário teve grande importância para a história e desenvolvimento de Sorocaba. Crédito da foto: Divulgação / Secom Sorocaba

Na próxima quinta-feira, dia 30, é comemorado o Dia do Ferroviário, em razão da inauguração da primeira linha ferroviária do Brasil, a Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis, ou como é conhecida hoje, a Estrada de Ferro Mauá. Ela foi construída pelo Barão de Mauá no dia 30 de abril de 1854.

Em homenagem à data, a Secretaria de Cultura (Secult), por meio do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS), organiza a campanha “Memórias de um ferroviário”, tendo como público-alvo ex-ferroviários e/ou familiares de ferroviários. A ideia é que essas pessoas possam auxiliar enviando um vídeo com relatos de suas experiências e memórias da ferrovia sorocabana, além de casos curiosos que aconteciam e como a ferrovia impacta e impactou em suas vidas.

Os vídeos podem ser enviados até terça-feira, dia 28, para o e-mail [email protected] para serem divulgados ao longo da Semana do Ferroviário, entre os dias 27 de abril e 1 de maio. É importante que o vídeo seja gravado na horizontal e que o áudio e a imagem estejam com qualidade boa. Em caso de grande quantidade de envio, será feita uma curadoria para analisar qual vídeo divulgar.

História

A ferrovia teve grande importância para a história e desenvolvimento de Sorocaba, auxiliando na difusão do nome da cidade, inclusive após a criação da Companhia Estrada de Ferro Sorocabana, em 1870, por empresários liderados pelo comerciante de algodão Matheus Maylasky.

Em março de 1997, o MEFS foi constituído no governo estadual de Mário Covas e está localizado na rua Álvaro Soares, 533, no Jardim Maylasky, em frente à antiga Estação Ferroviária.

Mais informações podem ser obtidas em contato com o e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (15) 99111-9505. (Da Redação, com informações da secom Sorocaba)