Buscar no Cruzeiro

Buscar

Projeto ‘Cine com elas’ da UFSCar exibe documentário

12 de Abril de 2019 às 21:28

Câmpus da UFSCar promove a 6ª edição de sua ‘Feira do livro’ Projeto é realizado no campus Sorocaba da UFSCar. Crédito da foto: Luiz Setti / Arquivo JCS (22/6/2015)

O projeto de extensão “Cine com elas”, do campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) exibe na próxima quarta-feira, dia 17 de abril, o documentário “Terra para Rose”. O projeto, organizado pelas alunas do curso de Geografia e pela professora do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades, Neusa de Fátima Mariano, abrange a exibição de filmes que contemplam a mulher na sociedade, na política, na arte e demais campos de atuação.

[irp posts="53317" ]

 

Dirigido por Tetê Moraes, o documentário “Terra para Rose”, de 1987, narra a luta de famílias acampadas na Fazenda Annoni, no Rio Grande do Sul. O filme propõe uma reflexão sobre as políticas de terra e reforma agrária no Brasil por meio da história de Rose, uma das líderes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), e seu sonho de dar uma vida melhor para seus filhos. O longa metragem apresenta várias etapas do processo de ocupação e desapropriação das terras, evidenciando a morosidade do sistema e a violência dos latifundiários. Posteriormente à exibição do documentário haverá uma roda de conversa com Natália Nabhan, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo-So) do Campus Sorocaba da UFSCar.

O evento é gratuito e acontece a partir das 16h43, no Laboratório de Pesquisa e Estudos em Geografia Humana (LaPEGeo), localizado no AT2 do Campus Sorocaba. Mais informações na página do projeto “Cine com elas” no Facebook. (Da Redação)