Projeto Beethoven terá aulas de piano
As aulas serão ministradas pela professora e pianista Thais Valim. Crédito da foto: Kazuo Watanabe / Divulgação
Neste ano o mundo da música comemora os 250 anos de nascimento de Ludwig van Beethoven e a Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec) convida pianistas de Sorocaba e cidades da região a fazer parte de um projeto em homenagem ao grande compositor alemão, que terá como encerramento um recital on-line com os participantes. As inscrições começaram ontem e seguem até dia 15.
O Projeto Beethoven será formado por aulas abertas (masterclasses) a pianistas de todas as idades, níveis musicais e instituições de ensino, também a alunos de professores particulares, com foco nas composições de Beethoven. Os interessados poderão se inscrever como ouvintes. As aulas, sempre às quintas-feiras, serão de forma on-line e ministradas pela professora e pianista Thais Valim.
As inscrições, totalmente gratuitas, estarão abertas de 3 a 15 de setembro, e quem quiser participar deve enviar um e-mail com a ficha de inscrição que está disponível no site e facebook da Fundação, para o e-mail [email protected]. Mais informações: (15) 3233-2220 / (15) 99669-2817 Site: www.fundecsorocaba.com.br.
Na inscrição, o candidato a executante deverá enviar uma gravação de até 15 minutos com uma obra de Beethoven e outra de livre escolha. Após as inscrições haverá uma entrevista on-line com os candidatos a executantes. Os inscritos devem ter disponibilidade para participar das aulas e do recital de encerramento. Os alunos executantes receberão um certificado virtual de participação.
Beethoven
Nascido em Bonn, Alemanha, Beethoven era exímio pianista e ao final da infância já interpretava a obra de Bach. Seguiu seus estudos em Viena, tendo como mestres Haydn, Schenk, Albrechtsberger e Salieri. Através do estudo da literatura e de seu amigo Friedrich Schiller teve contato com os ideais da Revolução Francesa, do Iluminismo e do romantismo -- este último pelo movimento “Sturm und Drang” (Tempestade e Ímpeto). Com essa bagagem literária e filosófica refletida em sua obra, foi um dos compositores mais importantes na transição da música do período clássico para o romântico.
Projeto da Fundec é uma homenagem aos 250 anos de nascimento do músico. Crédito da foto: Manuel Garcia / Arquivo JCS (28/12/2018)
Próximo aos trinta anos começou a sofrer com perda gradual da audição. Após um período de depressão, volta-se novamente à composição criando obras ousadas e inovadoras para a época, sem se importar com as críticas, até o final de sua vida. Compôs sinfonias, concertos, quartetos de cordas, trios, sonatas para violino, violoncelo, e outras formações camerísticas, canções, música coral, sonatas, bagatelas e variações para piano, a Ópera Fidélio e outras peças de seu período de infância e adolescência na Alemanha.
Thais Valim
Thais Valim é bacharel em Música pela Universidade de São Paulo na classe de Heloísa Zani, continuou seus estudos com a russa radicada no Brasil, Olga Kiun e atualmente recebe orientação de Marisa Lacorte. Em Sorocaba, formou-se no Conservatório João Baptista Julião na classe de Ilza Maria Soares e iniciou seus estudos com Altamiro Bernardes e Keyla Conegero. Participou de cursos e apresentou-se em diversas cidades do Brasil e do exterior (Alemanha, Itália e Polônia). Na área de música de câmara, atua como pianista do Musicum Trio desde 2002. Em 2019 participou como ouvinte da residência artística com a grande pianista portuguesa Maria João Pires, em Ilha Bela, onde teve a oportunidade de tocar em masterclass. Premiada em Concursos de Piano e Música de Câmara, desde 2001 leciona piano no Instituto Municipal de Música de Sorocaba, administrado pela Fundec, tendo alunos aprovados nos cursos de música da Usp, Unesp e Emesp.
Serviço
Projeto Beethoven Inscrições - 03 a 15 de setembro pelo e-mail [email protected] ficha de inscrição no site e facebook da FUNDEC.
Galeria
Confira a galeria de fotos