Buscar no Cruzeiro

Buscar

Programação de outubro do Sesi traz teatro para adultos e crianças

02 de Outubro de 2018 às 07:51

Sesi traz teatro para adultos e crianças- Grupo Saramuná apresenta o espetáculo infantil “Tem saci no meu quintal” - Foto: José Neto / Divulgação

Espetáculos de teatro adulto e infantil, contação de histórias, exposição fotográfica sobre a Tailândia e mostra de filmes italianos compõem a programação de outubro do Sesi Sorocaba.

Nesta primeira semana do mês, as atividades começam com teatro. Na sexta-feira (5), o espetáculo “Poesias de La Fontaine” será encenado pela Trupé de Teatro. Criado a partir das clássicas fábulas do francês Jean de LaFontaine que se diferencia por adaptá-las para a poesia o espetáculo quebra com a tradição da escrita em prosa, buscando revelar a poesia dos versos. A peça faz uma brincadeira entre rimas, músicas e histórias, misturando os contadores, o público e as fábulas. Já no sábado (6), o Grupo Saramuná apresenta o espetáculo infantil “Tem saci no meu quintal”, baseado nos mitos e lendas da cultura popular brasileira sobre a figura do Saci. De maneira lúdica, a trama conta a história de Clara e Lisa, duas primas que brincam no quintal da vó e disputam quem vencerá a brincadeira, com direito a um desejo muito grande. Também de Sorocaba, o Grupo Saramurá parte do universo do folclore e da cultura popular para criar uma obra teatral híbrida, fundindo literatura, teatro, dança e música.

[irp]

 

No dia 13, a programação voltada às crianças prossegue com “Os manducas de Fiúza convidam”, dueto formado pelo ator e contador de história Zé Bocca (narração) e o violeiro e cantor Maurício Toco. Através da contação de causos e música, o duo resgata tradições da cultura popular. Já no dia 22, a Trupé de Teatro retorna à programação com “Fábulas de esopo”, espetáculo que procura resgatar e manter a tradição da contação de história. Cinco narradores/cantores abrem seus livros e caixas, deles saem histórias, personagens, mitos e ensinamentos. Esopo, o pai das fábulas, é a inspiração para as escolhas dos contos recheados de moral, contadas desde o século VI a.C. e adaptadas para os dias de hoje pela Trupé de Teatro. Destinado ao público infantil, o espetáculo busca na simplicidade da tradição oral e na mescla com as linguagens do teatro de animação, música, tradição da cultura popular e contação de história, o tema para sua realização.

Adulto

Sesi traz teatro para adultos e crianças- “Burundanga -- A revolução do Baixo Ventre” será encenado pela Damião e Cia de Teatro - Foto: Divulgação

Para o público adulto, nos dias 19 e 20 o Sesi receberá a comédia “Burundanga -- A revolução do Baixo Ventre”, da Damião e Cia de Teatro, que usa elementos do teatro circense para questionar os problemas políticos do Brasil. Nessa história, uma dupla de trambiqueiros acaba de chegar a uma cidadezinha nos confins do Brasil. Quando os rapazes são dominados pela fome, miséria e desgaste assumem uma postura inusitada: se vestem de militares e fazem todo o município acreditar que o País foi tomado por um golpe militar. Os moradores crêem que uma revolução está em curso motivo suficiente para acirrar as discussões e aflorar os ânimos. O mal-entendido traz à tona interesses ocultos, paixões arrebatadoras e alianças improváveis, ocasionando uma confusa e divertida revolução.

Fechando a programação teatral de outubro, os alunos do Núcleo de Artes Cênicas (NAC), do Sesi Sorocaba estreiam nos dias 26 e 27 o espetáculo “A casa de Bernarda Alba”. Adaptação do texto do dramaturgo espanhol Federico García Lorca, a peça demonstra a repressão sexual sobre a mulher. Em uma casa sem a presença masculina, Bernarda Alba é uma matriarca dominadora que mantém as cinco filhas, Angústias, Madalena, Martírio, Amélia e Adela, sob vigilância implacável, transformando a casa onde vivem em um caldeirão de tensões prestes a explodir a qualquer momento. A matriarca decreta luto de oito anos após a morte de seu segundo marido, submetendo suas filhas à reclusão dentro das frias paredes da casa, com as janelas cerradas. Duas filhas apaixonadas por um mesmo galanteador das redondezas, um rapaz de vinte e cinco anos chamado Pepe Romano, desencadeiam no meio do luto uma disputa cruel e perigosa em busca da conquista do amor deste mesmo homem, com consequências trágicas.

Exposição e cinema italiano são destaque

Exposição e cinema italiano são destaque O drama “Indivisíveis” será apresentado esta semana - Foto: Divulgação

A partir do próximo sábado (6), os visitantes do Sesi Sorocaba poderão conferir gratuitamente a exposição fotográfica “Tailândia, entre templos e povos”, do fotógrafo Pedro Silvestre. Pessoas, gestos, cores, adornos, diversidade e exuberância revelam um país repleto de mistérios por desvendar. O olhar curioso do fotógrafo sobre o cotidiano do povo e suas tradições prova que conhecer outras nações e outros costumes amplia as possibilidades de compreender e respeitar a diversidade cultural.

[irp]

 

O fotógrafo paulistano Pedro Silvestre iniciou sua carreira em 1995 no Japão, colaborando com jornais e revistas locais, onde também ministra cursos e workshops de fotografia na província de Shizuoka. Atualmente, sua produção artística está direcionada para o cotidiano das pessoas, manifestações culturais e festas populares. A exposição fica em cartaz até 1º de dezembro e pode ser vista de segunda a sexta, das 8h às 20h, aos sábados, das 9h às 12h.

Cinema italiano

Este mês, a unidade prossegue com exibições gratuitas de filmes da série “Cine Sesi-SP no mundo: Festival de Cinema Italiano”. A mostra, que destaca as contribuições da Itália para o desenvolvimento da arte cinematográfica, foi organizada a partir do acervo das últimas três edições desse festival, que é realizado desde 2005 pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura. Todas as sessões têm entrada gratuita.

A primeira sessão ocorre na quinta-feira (4), às 19h30, com o drama “Indivisíveis”, de Edoardo de Angelis, vencedor de 30 prêmios, incluindo quatro premiações no Festival de Veneza. Ambientado em uma região pobre da Itália, duas irmãs siamesas crescem como celebridades, mas podem ter que abrir mão de tudo para viver uma vida comum Daisy e Viola são irmãs idênticas prestes a completar os 18 anos. Dotadas de belas vozes, elas sustentam a família com suas apresentações. Seus fãs acreditam também que sejam santas, dotadas do poder de atrair boa sorte e conceder milagres. Essa situação muda quando, ao acaso, conhecem um médico que as sentencia à possibilidade de uma vida normal, ao declarar: “eu posso separá-las”. No dia 11, a mostra exibe a aventura “O garoto invisível”, de Gabriel Salvatores. A comédia “Desculpe se eu existo”, de Riccardo Milani, poderá ser vista no dia 18. No dia 25, o drama “A vida possível”, do cineasta Ivano de Matteo, fecha a programação.

[irp]

 

Mais informações e detalhes da programação estão disponíveis em www.sorocaba.sesisp.org.br. O Sesi Sorocaba fica na rua Duque de Caxias, 494, no Mangal.

Galeria

Confira a galeria de fotos