Buscar no Cruzeiro

Buscar

TBT

TBT: Parque das Águas

10 de Março de 2022 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Monumento iluminado par Festa Japonesa em outubro de 2011.
Monumento iluminado par Festa Japonesa em outubro de 2011. (Crédito: PROJETO MEMÓRIA JCS)

Surgido como forma de contenção de enchentes, o Parque das Águas foi inaugurado em 2008 e rapidamente se transformou em um importante espaço de lazer e socialização para Sorocaba. Ele já foi palco de incontáveis shows, missas e eventos esportivos, além de encontros de amantes de carros antigos, da tradicional Festa Junina de Sorocaba e dos desfiles das Escolas de Samba da cidade.

Durante o meses de quarentena, o Parque das Águas foi refúgio para quem precisava espairecer longe de aglomerações ou mesmo praticar exercícios físicos. Falando em exercícios, sua estrutura com pista de caminhada e equipamentos esportivos faz do parque um local muito procurado por quem quer manter a forma ou apenas fazer um passeio ao ar livre.

O parque fica no bairro Jardim Abaeté, urbanizado no começo da década de 80 e já construído com imóveis elevados acima do nível da rua. Isso porque já sabia-se que ali era um local de enchentes causadas pelo rio Sorocaba. Décadas depois, em 2004, foi anunciada a construção de um piscinão para contenção das águas da cheia. A estrutura, com capacidade para armazenar 48 milhões de litros de água, foi inaugurada em 2006, junto com o anúncio da implantação do parque.

Hoje o parque conta com ciclovia, anfiteatro de arena, playground, pista de skate, circuito infantil, lago central com fontes, área verde com gramado, árvores, plantas, flores e arbustos, pista de caminhada, deck com lanchonete, bancos, sanitários, campos de futebol, quadra poliesportiva e o Núcleo de Segurança Comunitária da GCM. O parque é exemplo de ocupação urbana e valorização da diversidade social e cultural de uma cidade como Sorocaba.

TBT é uma gíria que, em inglês, significa Throwback Thursday e pode ser traduzida como “quinta-feira do retorno” ou “quinta-feira do regresso”. A expressão, simbolizada por #TBT, é utilizada nas redes sociais para marcar fotos que se refiram ao passado.

 

Galeria

Confira a galeria de fotos