Buscar no Cruzeiro

Buscar

TBT

#TBT: Piscinas de Sorocaba

02 de Dezembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Piscina do Clube Ipanema, em novembro de 1995.
Piscina do Clube Ipanema, em novembro de 1995. (Crédito: PROJETO MEMÓRIA JORNAL CRUZEIRO DO SUL)

O verão ainda nem chegou, mas o calor já está dando as caras e uma amostra do que devem ser os meses mais quentes do ano. Quem não gosta de se refrescar nesses dias de altas temperaturas? E “pegar uma piscina” é uma forma garantida de espantar o calor.

Antigamente, era mais raro casas e condomínios com piscina e, em Sorocaba, os clubes sempre foram ponto de encontro nos dias mais quentes. E a piscina era um local para festas, festivais de natação e até desfiles de moda. Uma diversão.

Fora os clubes, Sorocaba já teve ao menos duas piscinas públicas que ficavam no Centro Social Urbano (CSU), em Pinheiros, inaugurado no final da década de 1970. Nos curtos períodos em que as piscinas foram abertas à população, elas estiveram cheias e foram a grande diversão de centenas de crianças e jovens. Mas o CSU foi abandonado, as piscinas foram aterradas e o centro esportivo desapareceu para dar lugar ao Parque dos Espanhóis, inaugurado em outubro de 2008.

Outra “piscina” -- entre aspas, porque na verdade era um espelho d‘água sem nenhum melhoramento --foi o laguinho da praça Márcia Mendes, no Jardim Vera Cruz. Muitos adultos de hoje brincaram naquele local e guardam ótimas recordações, mas o lago nunca foi bem cuidado nem contou com serviços de manutenção e salva-vidas. Reclamações sobre a sujeira da água e o risco de alguém se ferir ou se afogar foram se avolumando, até que a Prefeitura optou por aterrar o lago, como parte do projeto de reforma daquele logradouro, concluída em junho de 2003.

Então, atualmente, as piscinas dos clubes são a única opção para quem não tem uma em casa ou no condomínio. Entre os que ainda existem, podemos destacar o Sorocaba Clube, Ipanema e o Clube Recreativo Campestre.

No final da década de 60, o Círcolo Italiano inaugurava no topo de seu prédio uma piscina “pertinho do céu”, com vista para a torre da Catedral. Em 1976, o Clube União Recreativo começava a construção de seu complexo aquático com várias piscinas e uma vista panorâmica para a cidade.

O Sorocaba Clube, na década de 1980, começou a realizar a obra de construção de sua piscina, com 25 metros de comprimento, 16 de largura e aproximadamente 5 metros de profundidade. O Ipanema Clube faz sucesso até hoje com sua bela piscina, o Clube de Campo de Sorocaba também conta com um belo parque aquático.

Entre os que estão apenas na memória dos sorocabanos temos o Clube Scarpa que, em 1930, inaugurava a sua piscina bem na avenida Afonso Vergueiro, ao lado do Sorocaba Shopping. Esta talvez seja a piscina mais famosa da cidade que deixou muitas lembranças em várias pessoas. Não podemos esquecer também do Shangri-lá Country Club que durante muitos anos foi palco de vários eventos realizados ao lado de sua bela piscina.

 

Galeria

Confira a galeria de fotos