Buscar no Cruzeiro

Buscar

TBT

#TBT: Comércio Sorocabano

25 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Mulheres andam pela Boulevard Braguinha, em julho de 1975.
Mulheres andam pela Boulevard Braguinha, em julho de 1975. (Crédito: PROJETO MEMÓRIA JORNAL CRUZEIRO DO SUL)

O comércio sorocabano é forte e pujante. Sendo a sede da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), a cidade recebe consumidores de muitos outros municípios, o que fomenta ainda mais o setor. Amanhã (26) é dia de Black Friday, liquidação anual que abre a temporada de compras de final de ano e, por isso, acontece sempre na última sexta-feira de novembro. Além disso, o mês de dezembro já bate à nossa porta, reforçando ainda mais o movimento nas lojas para as compras natalinas, sejam elas instaladas nas ruas centrais de Sorocaba ou nos shoppings.

A Black Friday foi criada pelo comércio norte americano para marcar o dia seguinte à Ação de Graças, feriado em que as famílias costumam se reunir naquele País. O comércio, então, aproveita a ocasião para promover grandes liquidações e liberar espaços físicos para a renovação dos estoques. No Brasil, segundo portal https://www.significados.com.br/, a data foi incorporada em 2010.

Dezembro começa na próxima semana e, com ele, o clima natalino típico da época. Além de um forte significado religioso com o nascimento de Jesus Cristo, o Natal também tem um forte apelo comercial com ruas especialmente decoradas para a data e os estabelecimentos adotando horário diferenciado de funcionamento.

Entre os shoppings instalados na Terra Rasgada, podemos destacar o Iguatemi Esplanada e o Sorocaba Shopping, dois grandes centros de compras na região. Já no comércio existente na região central a Boulevard Braguinha e a 15 de Novembro são alguns dos destinos mais procurados. Assim, a coluna Presença de hoje recorda algumas imagens do comércio sorocabano destacando o início das festividades de final de ano.

 

Galeria

Confira a galeria de fotos