Buscar no Cruzeiro

Buscar

TBT

TBT: Mercado Municipal de Sorocaba

11 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Imagem do antigo mercado, que foi demolido para dar lugar ao prédio atual, inaugurado em 1938.
Imagem do antigo mercado, que foi demolido para dar lugar ao prédio atual, inaugurado em 1938. (Crédito: PROJETO MEMÓRIA JORNAL CRUZEIRO DO SUL)

Conhece o Mercado Municipal “Alcino de Oliveira Rosa”? Esse é o nome oficial do Mercado Municipal de Sorocaba que fica na rua Padre Luiz e é endereço certo para quem procura por produtos naturais de qualidade e ingredientes regionais. Projetado pelos Arquitetos Affonso Iervolino e Zenon Lotufo, o prédio foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1938, em estilo art-déco.

Os corredores do mercado têm cheiro de temperos e especiarias, mas os boxes oferecem muitos outros produtos. Além de açougue, peixaria e hortifruti, no mercado também são encontrados artigos regionais como farinhas, frutas e grãos vindos de outras partes do País. Acompanhando a demanda dos clientes, há ainda os boxes que oferecem eletrônicos, utilidades domésticas, cosméticos naturais e artesanatos.

O prédio atual do Mercado Municipal substituiu uma antiga construção que funcionava no mesmo local também como centro de comércio e já não comportava mais o volume de pessoas e mercadorias que circulavam por ali. O projeto para um novo mercado começou a ser discutido em 1854, mas encontrou resistência pois a área para a expansão havia sido doada ao município para ser um amplo jardim. Vencidos os entraves relacionados à doação, a construção foi iniciada. Uma curiosidade: o local onde foi construído era chamado de Largo de Santo Antônio pois ali ficava uma igreja dedicada ao santo e que foi demolida em 1951.

Em 1964 o prédio foi nomeado, pela Câmara de Sorocaba, como Alcino de Oliveira Rosa, em homenagem ao prefeito responsável por sua construção. Tombado pelo Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico em 1988, o mercado passou por uma grande reforma de 2000 a 2002, e em 2003, o entorno foi revitalizado. Hoje, o ponto é um dos cartões-postais da cidade que, em conjunto com o monumento do relógio doado pela imigração japonesa, concentra um grande valor cultural para a cidade e seus moradores.

Galeria

Confira a galeria de fotos