Buscar no Cruzeiro

Buscar

TBT

#TBT: Cemitérios e Finados

28 de Outubro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Construção da portaria do Cemitério Santo Antônio, em 1990.
Construção da portaria do Cemitério Santo Antônio, em 1990. (Crédito: PROJETO MEMÓRIA JORNAL CRUZEIRO DO SUL)

Na próxima terça-feira (2) é celebrado o Dia de Finados, data destinada à memória dos mortos. Na tradição católica, no dia 1º de novembro é celebrado o Dia de Todos os Santos, pessoas que morreram em estado de graça. Com o passar dos anos, porém, os fieis começaram a destinar o dia seguinte, ou seja, o dia 2 de novembro para fazer orações aos demais falecidos, àqueles que precisam de ajuda para serem aceitos no céu. Neste dia, os cemitérios costumam ficar cheios de pessoas que vão visitar os túmulos de parentes e entes queridos.

Sorocaba conta com quatro cemitérios municipais: os cemitérios da Saudade (Vila Carvalho), da Consolação (Vila Haro), da Aparecida (Aparecidinha) e Santo Antônio (Wanel Ville). Particulares são o Pax e o Memorial Park. Nas semanas que antecedem o Dia de Finados, é comum que muitos túmulos e sepulturas passem por manutenção para a realização de pequenos reparos que são eventualmente necessários.

Os cemitérios são um rico espaço de pesquisa cultural e social. As sepulturas, tipos de edificações e epitáfios guardam muitas informações. Por exemplo, o estudo de diferentes sepulturas, produzidas em épocas variadas, reflete as várias fases econômicas da cidade. O tamanho e a qualidade dos túmulos podem definir os perfis sociais da comunidade. E os túmulos, por meio de inscrições, epitáfios, símbolos e imagens, permitem mostrar como a população enfrenta ou idealiza a morte. Além de suas diferentes leituras sobre a morte conforme a faixa etária, econômica ou religiosa.

Tido como o mais antigo da cidade, o Cemitério da Saudade, que fica no Além Linha, foi inaugurado em 1863, está instalado em 35.000 m² e conta com um total de 8.502 sepulturas perpétuas. O primeiro registro de sepultamento é de 22 de fevereiro de 1864. Por ser o mais antigo, o Cemitério da Saudade também é conhecido como o mais tradicional, abrigando sepulturas de personalidades como o religioso João de Camargo e o escritor Aluísio de Almeida.

No Saudade também estão túmulos famosos de crianças como o da menina Dinorah Ciardi, que faleceu em 1941, aos 9 anos. Na imagem a menina caminha em direção de Jesus e um anjo recolhe sua maleta escolar. Segundo a página dedicada ao cemitério no Facebook (@cemiteriodasaudadesorocaba), “Muitos acreditavam que ela foi atropelada ao voltar da escola, por isto sua maleta, porém, a história verdadeira é que ela morreu de infecção generalizada ao enroscar o brinco na cortina.”

Inaugurado em 1938, o Cemitério da Consolação, na Vila Haro, possui área total de 69.103 m² e 11.085 sepulturas. Ali, o primeiro registro de sepultamento é de 1º de janeiro de 1939. Já no Cemitério Aparecida, o primeiro enterro foi registrado em 20 de setembro de 1911, ano de inauguração do mesmo. Atualmente, o cemitério, que fica no bairro de Aparecidinha, soma 2.480 sepulturas. Sendo o mais novo dos cemitérios municipais, o Santo Antônio, que fica no Wanel Ville e era conhecido como Cemitério do Ipatinga, foi inaugurado em 1990.

TBT é uma gíria que, em inglês, significa Throwback Thursday e pode ser traduzida como “quinta-feira do retorno” ou “quintafeira do regresso”. A expressão, simbolizada por #TBT, é utilizada nas redes sociais para marcar fotos que se refiram ao passado.

 

Galeria

Confira a galeria de fotos