Buscar no Cruzeiro

Buscar

TBT

#TBT: Dia do Aviador

21 de Outubro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
Dolores Maria Bruno foi a primeira sorocabana a tirar brevê em dezembro de 1944.
Dolores Maria Bruno foi a primeira sorocabana a tirar brevêm, em dezembro de 1944. (Crédito: PROJETO MEMÓRIA JORNAL CRUZEIRO DO SUL)

Foi em 23 de outubro de 1906 que Alberto Santos Dumont, considerado o “pai da aviação” realizou o primeiro voo da história, na França, a bordo do famoso 14 Bis. A data, comemorada no próximo sábado, foi, então, eleita como o Dia da Aviação e da Força Aérea Brasileira (FAB). A história de Sorocaba também é marcada pela aviação. Aqui está instalado o Aeroporto Estadual de Sorocaba - Bertram Luiz Leupolz, e a cidade também é tida atualmente como um polo do setor de manutenção de aeronaves, recebendo, anualmente, pilotos de várias partes do mundo.

A história da aviação em Sorocaba também é marcada pela figura da sorocabana Dolores Maria Bruno que, no início da década de 40, foi a primeira mulher a tirar o brevê (permissão para pilotar aviões) no Aeroclube de Sorocaba. Dolores -- que morreu em 1947, aos 26 anos, em um acidente aéreo, após uma pane mecânica na aeronave em que estava com um de seus alunos -- também teria sido a primeira mulher a ser instrutora de voo na América do Sul. A informação está na edição de 9 de maio de 1948 do jornal Cruzeiro do Sul. Ela se formou Instrutora de Voo na então “Escola Paulista de Aviação”. O texto informa sobre o lançamento da pedra fundamental do segundo hangar do aeroporto de Sorocaba que, em homenagem à aviadora, receberia seu nome. “Trocou a vida comum das moças na sociedade, os bailes, as festas, as reuniões pela exigua cabine de pilotagem de um avião, cheia de riscos”, relatava parte da publicação.

A lei que instituiu o Dia do Aviador é de 4 de Julho de 1936 e se a cidade de Sorocaba tem grande importância para a aviação nacional e para o Dia do Aviador, o Aeroclube da cidade, que já foi um dos principais do Brasil, tem muita responsabilidade nisso. ainda durante 2ª Guerra Mundial, a campanha “Deem asas para o Brasil” tinha como um dos focos a formação de novos pilotos. Foi aí que começou a história do Aeroclube de Sorocaba, na década de 1940. O Aeroclube viveu momentos áureos e de muita glória, em especial nas décadas de 1990 e 2000, quando seus eventos atraiam público de mais de 70 mil pessoas.

Por décadas o Aeroclube de Sorocaba foi referência na formação de pilotos no Brasil. Jovens e entusiastas da aviação do País vinham para Sorocaba em busca da consolidação de seus sonhos. Formou centenas de pilotos, como o ex-ministro e tenente-brigadeiro Cherubim Rosa Filho. Aliás, tem estreita ligação com o aeroclube um dos maiores talentos da história da acrobacia aérea do Brasil, Alberto Bertelli, que foi instrutor do aeroclube.

Para os amantes da aviação, a cidade ainda tem, na frente do aeroporto, uma réplica do imortal 14 Bis. E, para finalizar uma curiosidade: Santos Dumont tinha uma relação especial com Sorocaba, que visitava com frequência. Foi na cidade, em 7 de setembro de 1931, que ele registrou em cartório seu testamento e uma cópia do documento continua na cidade e preservado.

TBT é uma gíria que, em inglês, significa Throwback Thursday e pode ser traduzida como “quinta-feira do retorno” ou “quinta-feira do regresso”. A expressão, simbolizada por #TBT, é utilizada nas redes sociais para marcar fotos que se refiram ao passado.

Galeria

Confira a galeria de fotos